Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático |
Author: | Gomes, Natália Pereira |
First Advisor: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
First member of the Committee: | Ramos, Ana Flávia Cernic |
Second member of the Committee: | Santos, Geraldo Junio Pinheiro |
Summary: | O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o uso da música como recurso didático em sala de aula, tendo em vista a reflexão sobre sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Tem-se como referência composições da música popular brasileira do século XX, usando-as para problematizar períodos históricos e temáticas sobre o período militar no Brasil, visto que, se partirmos da perspectiva de que elas são indícios dos homens que viveram e experimentaram essas condições, podem nos auxiliar a compreender a dimensão da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento da pesquisa, são discutidas as abordagens da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como questões sobre o livro didático “História: das cavernas ao terceiro milênio”. |
Keywords: | Música Ensino de História Livro didático |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GOMES, Natália Pereira. Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448 |
Date of defense: | 2013 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MúsicaEnsinoHistória.pdf | TCC | 2.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.