Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático
metadata.dc.creator: Gomes, Natália Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Maria Andréa Angelotti
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Ana Flávia Cernic
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Geraldo Junio Pinheiro
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o uso da música como recurso didático em sala de aula, tendo em vista a reflexão sobre sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Tem-se como referência composições da música popular brasileira do século XX, usando-as para problematizar períodos históricos e temáticas sobre o período militar no Brasil, visto que, se partirmos da perspectiva de que elas são indícios dos homens que viveram e experimentaram essas condições, podem nos auxiliar a compreender a dimensão da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento da pesquisa, são discutidas as abordagens da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como questões sobre o livro didático “História: das cavernas ao terceiro milênio”.
Keywords: Música
Ensino de História
Livro didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GOMES, Natália Pereira. Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MúsicaEnsinoHistória.pdfTCC2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.