Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático
Autor: Gomes, Natália Pereira
Primer orientador: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Primer miembro de la banca: Ramos, Ana Flávia Cernic
Segundo miembro de la banca: Santos, Geraldo Junio Pinheiro
Resumen: O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o uso da música como recurso didático em sala de aula, tendo em vista a reflexão sobre sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Tem-se como referência composições da música popular brasileira do século XX, usando-as para problematizar períodos históricos e temáticas sobre o período militar no Brasil, visto que, se partirmos da perspectiva de que elas são indícios dos homens que viveram e experimentaram essas condições, podem nos auxiliar a compreender a dimensão da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento da pesquisa, são discutidas as abordagens da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como questões sobre o livro didático “História: das cavernas ao terceiro milênio”.
Palabras clave: Música
Ensino de História
Livro didático
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Natália Pereira. Música e ensino de história: análises e reflexões a partir do livro didático. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18448
Fecha de defensa: 2013
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MúsicaEnsinoHistória.pdfTCC2.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.