Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático
metadata.dc.creator: Sousa Junior, Lazaro Candido de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mano, Marcel
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Marili Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Kássius Kennedy Clemente
metadata.dc.description.resumo: A imagem dos povos indígenas brasileiros não recebe devida importância na grade curricular dos cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo em vista sua importância histórica e contribuição para a formação do povo brasileiro e levando em consideração os preconceitos e estereótipos comumente disseminados, o presente trabalho busca as possíveis origens e soluções para este problema. Para isso foram efetuadas entrevistas com alunos e professores do ensino público fundamental de Uberlândia, análise de livros didáticos e estudos bibliográficos que retratam as políticas indigenistas do Brasil desde o período colonial. As conclusões obtidas demonstram que desde o período colonial a imagem do indígena sofre alterações e o surgimento dos movimentos indigenistas contribuiu para a atual situação de falhas na educação. Falhas estas que não serão corrigidas apenas com a criação de leis que tornam obrigatório o ensino desse conteúdo, mas sim com a preparação do professor desde sua graduação para que o mesmo tenha uma bagagem teórica significativa sobre o tema e possa estabelecer debates para a sala de aula com criticidade, cumprindo assim o papel social do historiador.
Keywords: Povos indígenas
Grade curricular
Políticas indigenistas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SOUSA JUNIOR, Lazaro Candido de. A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemIndígenaEscola.pdfTCC564.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.