Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático
Autor: Sousa Junior, Lazaro Candido de
Primer orientador: Mano, Marcel
Primer miembro de la banca: Junqueira, Marili Peres
Segundo miembro de la banca: Batista, Kássius Kennedy Clemente
Resumen: A imagem dos povos indígenas brasileiros não recebe devida importância na grade curricular dos cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo em vista sua importância histórica e contribuição para a formação do povo brasileiro e levando em consideração os preconceitos e estereótipos comumente disseminados, o presente trabalho busca as possíveis origens e soluções para este problema. Para isso foram efetuadas entrevistas com alunos e professores do ensino público fundamental de Uberlândia, análise de livros didáticos e estudos bibliográficos que retratam as políticas indigenistas do Brasil desde o período colonial. As conclusões obtidas demonstram que desde o período colonial a imagem do indígena sofre alterações e o surgimento dos movimentos indigenistas contribuiu para a atual situação de falhas na educação. Falhas estas que não serão corrigidas apenas com a criação de leis que tornam obrigatório o ensino desse conteúdo, mas sim com a preparação do professor desde sua graduação para que o mesmo tenha uma bagagem teórica significativa sobre o tema e possa estabelecer debates para a sala de aula com criticidade, cumprindo assim o papel social do historiador.
Palabras clave: Povos indígenas
Grade curricular
Políticas indigenistas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUSA JUNIOR, Lazaro Candido de. A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445
Fecha de defensa: 2013
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImagemIndígenaEscola.pdfTCC564.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.