Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sousa Junior, Lazaro Candido de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T19:08:38Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T19:08:38Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA JUNIOR, Lazaro Candido de. A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Grade curricular | pt_BR |
dc.subject | Políticas indigenistas | pt_BR |
dc.title | A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mano, Marcel | - |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Marili Peres | - |
dc.contributor.referee2 | Batista, Kássius Kennedy Clemente | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A imagem dos povos indígenas brasileiros não recebe devida importância na grade curricular dos cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo em vista sua importância histórica e contribuição para a formação do povo brasileiro e levando em consideração os preconceitos e estereótipos comumente disseminados, o presente trabalho busca as possíveis origens e soluções para este problema. Para isso foram efetuadas entrevistas com alunos e professores do ensino público fundamental de Uberlândia, análise de livros didáticos e estudos bibliográficos que retratam as políticas indigenistas do Brasil desde o período colonial. As conclusões obtidas demonstram que desde o período colonial a imagem do indígena sofre alterações e o surgimento dos movimentos indigenistas contribuiu para a atual situação de falhas na educação. Falhas estas que não serão corrigidas apenas com a criação de leis que tornam obrigatório o ensino desse conteúdo, mas sim com a preparação do professor desde sua graduação para que o mesmo tenha uma bagagem teórica significativa sobre o tema e possa estabelecer debates para a sala de aula com criticidade, cumprindo assim o papel social do historiador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImagemIndígenaEscola.pdf | TCC | 564.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.