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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa Junior, Lazaro Candido de-
dc.date.accessioned2017-05-08T19:08:38Z-
dc.date.available2017-05-08T19:08:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA JUNIOR, Lazaro Candido de. A imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didático. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18445-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectGrade curricularpt_BR
dc.subjectPolíticas indigenistaspt_BR
dc.titleA imagem do indígena na escola: professores, alunos e livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mano, Marcel-
dc.contributor.referee1Junqueira, Marili Peres-
dc.contributor.referee2Batista, Kássius Kennedy Clemente-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA imagem dos povos indígenas brasileiros não recebe devida importância na grade curricular dos cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia. Tendo em vista sua importância histórica e contribuição para a formação do povo brasileiro e levando em consideração os preconceitos e estereótipos comumente disseminados, o presente trabalho busca as possíveis origens e soluções para este problema. Para isso foram efetuadas entrevistas com alunos e professores do ensino público fundamental de Uberlândia, análise de livros didáticos e estudos bibliográficos que retratam as políticas indigenistas do Brasil desde o período colonial. As conclusões obtidas demonstram que desde o período colonial a imagem do indígena sofre alterações e o surgimento dos movimentos indigenistas contribuiu para a atual situação de falhas na educação. Falhas estas que não serão corrigidas apenas com a criação de leis que tornam obrigatório o ensino desse conteúdo, mas sim com a preparação do professor desde sua graduação para que o mesmo tenha uma bagagem teórica significativa sobre o tema e possa estabelecer debates para a sala de aula com criticidade, cumprindo assim o papel social do historiador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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