Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18288
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogos teatrais, jogos performaticos e redes sociais na internet: o facebook e o whatsapp como potências norteadoras na criação de jogos em sala de aula
Autor: Nascimento, Ernane Fernandes do
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Mundim, Liliane Ferreira
Segundo miembro de la banca: Carneiro, Ana Maria Pacheco
Tercer miembro de la banca: Paula, Wellington Menegaz de
Resumen: O advento da internet deu origem a uma gama significativa de softwares aplicativos voltados às redes sociais na internet. O Facebook e o WhatsApp se configuram como alguns dos mais utilizados no momento. Essa nova forma de comunicação, presente em todo mundo, atinge desde cedo crianças e adolescentes que enxergam nesses aplicativos as fontes primeiras de informação e comunicação. Em âmbito escolar não é difícil notar o uso desses aplicativos, o que requer uma atenção a esse novo fenômeno presente cotidianamente na vida dos alunos. Esse trabalho visa expor o percurso dessa pesquisa desenvolvida junto a adolescentes, alunos do Curso de Teatro da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, situada na cidade de Catalão-GO. O trabalho objetiva a criação de jogos teatrais e jogos performativos em interface com as redes sociais na internet Facebook e WhatsApp. Esse material divide-se em duas partes: a primeira situa o leitor sobre o percurso da pesquisa com embasamento teórico dando subsidio para o entendimento da próxima parte; a segunda traz o resultado prático da pesquisa, um fichário de jogos. Esse fichário de jogos é uma proposta pedagógica para professores de Teatro da educação básica e de escolas livres de Teatro que desejam, em sala de aula, aplicar jogos teatrais e performativos voltados às redes sociais na internet. Esse trabalho dá-se através do PROFARTES - Programa de Mestrado Profissional em Artes da UFU - Universidade Federal de Uberlândia e segue a linha de pesquisa "Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”.
Abstract: The internet gave birth to a large sort of significant softwares applications which goes to social networks on the internet . Facebook and WhatsApp configures like some of the most used in the moment. These new ways of communication, present in the whole world, attache children and teenagers who see on these applications as source of information and comunication. At schools it is not hard to see the use of these applications, so we need to pay attention to this new phenomenon daily present on the life of the students. This project aims to make an exposition of this search, developed in the classroom, on the creation of theater games and performative games conected to the social network like Facebook and WhatsApp. This material is divided into two parts: the first one puts the reader on the way of the search with the theoretical basement which gives subsidy to the comprehension of the next part; the second part brings the practical result of the search, a file of games. This file of games is a pedagogical proposal to the theater teachers on the basic education and of free Theater academies, that aim, in the classroom, to apply theater and perfomative games geared to social networks on the internet. This research was developed with teenagers, students of the Theater Course of Fundação Cultural Maria das Dores Campos, in the town Catalão-GO. This project is through PROFARTES - Master’s Professional Program of Arts by UFU- Universidade Federal de Uberlândia and follows the line of "Teaching Process, Creation in Arts”.
Palabras clave: Artes
Jogos - Aspectos sociais
Jogos por computador
Redes sociais
Internet
Teatro
Jogo teatral
Jogo performativo
Comunicação
Facebook
WhatsApp
Social Networks on the internet
Theater games
Performative games
Communication
Classroom
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: NASCIMENTO, Emane Fernandes do. Jogos teatrais, jogos performaticos e redes sociais na internet: o facebook e o whatsapp como potências norteadoras na criação de jogos em sala de aula. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.455
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.455
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18288
Fecha de defensa: 8-ago-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosTeatraisJogos.pdfDissertação62.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.