Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18288
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Jogos teatrais, jogos performaticos e redes sociais na internet: o facebook e o whatsapp como potências norteadoras na criação de jogos em sala de aula |
Author: | Nascimento, Ernane Fernandes do |
First Advisor: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
First member of the Committee: | Mundim, Liliane Ferreira |
Second member of the Committee: | Carneiro, Ana Maria Pacheco |
Third member of the Committee: | Paula, Wellington Menegaz de |
Summary: | O advento da internet deu origem a uma gama significativa de softwares aplicativos voltados às redes sociais na internet. O Facebook e o WhatsApp se configuram como alguns dos mais utilizados no momento. Essa nova forma de comunicação, presente em todo mundo, atinge desde cedo crianças e adolescentes que enxergam nesses aplicativos as fontes primeiras de informação e comunicação. Em âmbito escolar não é difícil notar o uso desses aplicativos, o que requer uma atenção a esse novo fenômeno presente cotidianamente na vida dos alunos. Esse trabalho visa expor o percurso dessa pesquisa desenvolvida junto a adolescentes, alunos do Curso de Teatro da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, situada na cidade de Catalão-GO. O trabalho objetiva a criação de jogos teatrais e jogos performativos em interface com as redes sociais na internet Facebook e WhatsApp. Esse material divide-se em duas partes: a primeira situa o leitor sobre o percurso da pesquisa com embasamento teórico dando subsidio para o entendimento da próxima parte; a segunda traz o resultado prático da pesquisa, um fichário de jogos. Esse fichário de jogos é uma proposta pedagógica para professores de Teatro da educação básica e de escolas livres de Teatro que desejam, em sala de aula, aplicar jogos teatrais e performativos voltados às redes sociais na internet. Esse trabalho dá-se através do PROFARTES - Programa de Mestrado Profissional em Artes da UFU - Universidade Federal de Uberlândia e segue a linha de pesquisa "Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”. |
Abstract: | The internet gave birth to a large sort of significant softwares applications which goes to social networks on the internet . Facebook and WhatsApp configures like some of the most used in the moment. These new ways of communication, present in the whole world, attache children and teenagers who see on these applications as source of information and comunication. At schools it is not hard to see the use of these applications, so we need to pay attention to this new phenomenon daily present on the life of the students. This project aims to make an exposition of this search, developed in the classroom, on the creation of theater games and performative games conected to the social network like Facebook and WhatsApp. This material is divided into two parts: the first one puts the reader on the way of the search with the theoretical basement which gives subsidy to the comprehension of the next part; the second part brings the practical result of the search, a file of games. This file of games is a pedagogical proposal to the theater teachers on the basic education and of free Theater academies, that aim, in the classroom, to apply theater and perfomative games geared to social networks on the internet. This research was developed with teenagers, students of the Theater Course of Fundação Cultural Maria das Dores Campos, in the town Catalão-GO. This project is through PROFARTES - Master’s Professional Program of Arts by UFU- Universidade Federal de Uberlândia and follows the line of "Teaching Process, Creation in Arts”. |
Keywords: | Artes Jogos - Aspectos sociais Jogos por computador Redes sociais Internet Teatro Jogo teatral Jogo performativo Comunicação Social Networks on the internet Theater games Performative games Communication Classroom |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Quote: | NASCIMENTO, Emane Fernandes do. Jogos teatrais, jogos performaticos e redes sociais na internet: o facebook e o whatsapp como potências norteadoras na criação de jogos em sala de aula. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.455 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.455 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18288 |
Date of defense: | 8-Aug-2016 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosTeatraisJogos.pdf | Dissertação | 62.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.