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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18084
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do Português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpus |
Autor: | Grama, Daniela Faria |
Primer orientador: | Fromm, Guilherme |
Primer miembro de la banca: | Novodvorski, Ariel |
Segundo miembro de la banca: | Finatto, Maria José Bocorny |
Resumen: | Esta pesquisa consiste em verificar como alguns dos elementos coesivos sequenciais do português são definidos em quatro dicionários: a) Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa, b) Dicionário Houaiss Conciso, c) Aulete Digital e d) Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Os dicionários a e b são considerados como Tipo 4, ou seja, são direcionados aos alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e as obras c e d são dicionários thesaurus. O objetivo é analisar se os dicionários escolares apresentam diferenças significativas em relação às obras thesaurus e elaborar uma proposta de definição para os elementos coesivos sequenciais aos lexicógrafos que se ocupam em produzir dicionários que são utilizados pelos discentes dos últimos anos do Ensino Básico. Sabendo que os alunos devem concluir o Ensino Médio com a habilidade de escrita desenvolvida, nos questionamos: os dicionários escolares são um suporte para a prática de escrita e, em específico, para o uso dos elementos que auxiliam na coesão sequencial de um texto? Para selecionarmos os elementos coesivos investigados em nossa pesquisa, contamos com a metodologia/abordagem da Linguística de Corpus e elaboramos um corpus de redações, cujas produções textuais escritas foram extraídas do site UOL Educação e referemse ao período de 2009 a 2014. Após análises realizadas nesse corpus, obtivemos uma lista dos elementos de coesão sequencial usados nos textos e uma lista dos mesmos elementos que foram utilizados de modo inadequado, sendo este último o critério que estabelecemos para definir as palavras alvo de análise nos dicionários. Para chegarmos aos resultados desta pesquisa, lançamos mão das contribuições teóricas advindas da Lexicografia, da Lexicografia Pedagógica, da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. |
Abstract: | This research analyzes how some of the portuguese sequential cohesive elements are defined in four dictionaries: a) Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa, b) Dicionário Houaiss Conciso, c) Aulete Digital e d) Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. The dictionaries a and b are considered as Type 4, that is, directed to students of first to third year of high school, and the dictionaries c and d are thesaurus. The aim is to analyze if the school dictionaries present significant differences from the thesaurus dictionaries and develop a definition proposed for the sequential cohesive elements to lexicographers who are engaged in producing dictionaries that are used by students of the last years of the high school. Knowing that students must complete the high school with developed writing skills, we ask ourselves: are the dictionaries a support for the writing practice and, in particular, for the use of elements that help sequential cohesion of a text? To select the cohesive elements investigated in our research, we used the methodology / approach of Corpus Linguistics and prepared a corpus of essays with written textual productions which were taken from the site UOL Educação and refer to the period 2009-2014. After the corpus analysis has been done, we obtained a list of sequential cohesion elements used in the texts and a list of the same elements that have been used improperly, being the last one the criterion established to define the target words analysis in dictionaries. To get the results of this research, we used the theoretical contributions from the Lexicography, Pedagogical Lexicography, Text Linguistics and Argumentative Semantics. |
Palabras clave: | Linguística Lexicografia Coesão (Lingüística) Língua portuguesa - Dicionários Dicionários escolares Tipo 4 Coesão sequencial Lexicography School dictionaries Type 4 Sequential Cohesion |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | GRAMA, Daniela Faria. Uma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do Português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpus. 2016. 370 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.444 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.444 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18084 |
Fecha de defensa: | 29-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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