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dc.creatorGrama, Daniela Faria-
dc.date.accessioned2017-02-21T12:25:10Z-
dc.date.available2017-02-21T12:25:10Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationGRAMA, Daniela Faria. Uma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do Português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpus. 2016. 370 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.444pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18084-
dc.description.abstractThis research analyzes how some of the portuguese sequential cohesive elements are defined in four dictionaries: a) Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa, b) Dicionário Houaiss Conciso, c) Aulete Digital e d) Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. The dictionaries a and b are considered as Type 4, that is, directed to students of first to third year of high school, and the dictionaries c and d are thesaurus. The aim is to analyze if the school dictionaries present significant differences from the thesaurus dictionaries and develop a definition proposed for the sequential cohesive elements to lexicographers who are engaged in producing dictionaries that are used by students of the last years of the high school. Knowing that students must complete the high school with developed writing skills, we ask ourselves: are the dictionaries a support for the writing practice and, in particular, for the use of elements that help sequential cohesion of a text? To select the cohesive elements investigated in our research, we used the methodology / approach of Corpus Linguistics and prepared a corpus of essays with written textual productions which were taken from the site UOL Educação and refer to the period 2009-2014. After the corpus analysis has been done, we obtained a list of sequential cohesion elements used in the texts and a list of the same elements that have been used improperly, being the last one the criterion established to define the target words analysis in dictionaries. To get the results of this research, we used the theoretical contributions from the Lexicography, Pedagogical Lexicography, Text Linguistics and Argumentative Semantics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectCoesão (Lingüística)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Dicionáriospt_BR
dc.subjectDicionários escolares Tipo 4pt_BR
dc.subjectCoesão sequencialpt_BR
dc.subjectLexicographypt_BR
dc.subjectSchool dictionaries Type 4pt_BR
dc.subjectSequential Cohesionpt_BR
dc.titleUma análise lexicográfica dos elementos coesivos sequenciais do Português para a elaboração de uma proposta de definição: um estudo com base em corpuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fromm, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734766H6pt_BR
dc.contributor.referee1Novodvorski, Ariel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282586U5pt_BR
dc.contributor.referee2Finatto, Maria José Bocorny-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721113E6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414849Y5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em verificar como alguns dos elementos coesivos sequenciais do português são definidos em quatro dicionários: a) Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa, b) Dicionário Houaiss Conciso, c) Aulete Digital e d) Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Os dicionários a e b são considerados como Tipo 4, ou seja, são direcionados aos alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e as obras c e d são dicionários thesaurus. O objetivo é analisar se os dicionários escolares apresentam diferenças significativas em relação às obras thesaurus e elaborar uma proposta de definição para os elementos coesivos sequenciais aos lexicógrafos que se ocupam em produzir dicionários que são utilizados pelos discentes dos últimos anos do Ensino Básico. Sabendo que os alunos devem concluir o Ensino Médio com a habilidade de escrita desenvolvida, nos questionamos: os dicionários escolares são um suporte para a prática de escrita e, em específico, para o uso dos elementos que auxiliam na coesão sequencial de um texto? Para selecionarmos os elementos coesivos investigados em nossa pesquisa, contamos com a metodologia/abordagem da Linguística de Corpus e elaboramos um corpus de redações, cujas produções textuais escritas foram extraídas do site UOL Educação e referemse ao período de 2009 a 2014. Após análises realizadas nesse corpus, obtivemos uma lista dos elementos de coesão sequencial usados nos textos e uma lista dos mesmos elementos que foram utilizados de modo inadequado, sendo este último o critério que estabelecemos para definir as palavras alvo de análise nos dicionários. Para chegarmos aos resultados desta pesquisa, lançamos mão das contribuições teóricas advindas da Lexicografia, da Lexicografia Pedagógica, da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration370pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.444pt_BR
dc.orcid.putcode81765744-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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