Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história |
Autor(es): | Gonçalves, David Humberto |
Primeiro orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primeiro membro da banca: | Sordi, Denise Nunes de |
Segundo membro da banca: | Martins, Cinthia Cristina de Oliveira |
Resumo: | A pesquisa se situa no campo dos estudos sobre o ensino de história, isto é, dos materiais escolares associáveis com esse ensino, especificamente o livro paradidático de história. O objetivo geral foi reconhecer a produção de sentidos na articulação interna de elementos verbais e visuais que compõem o livro. Os objetivos específicos incluíram identificar traços da materialidade do livro que permitam filiar sua elaboração a uma corrente do pensamento histórico e às diretrizes curriculares; reconhecer sentidos deriváveis da articulação entre texto e elementos não textuais (tipográfico-visuais) na apresentação do conteúdo; caracterizar o livro paradidático de história em relação a outros impressos úteis como material didático-escolar (revistas e jornais, por exemplo). A pesquisa se caracterizou como bibliográfico-documental com aporte da história cultural. As fontes incluíram um exemplar da primeira edição do paradidático de história A formação de Israel e a questão palestina. Obras de fundamentação histórico-metodológica, histórico-conceitual e histórico-educacional; obras que problematizam o ensino e, sobretudo, o livro paradidático de história. A leitura das fontes aponta o livro paradidático (de história) como um tipo de material didático subjacente ao qual estão interesses muito mais mercadológicos do que pedagógicos. Disso concluímos que poderia ser substituído, sem prejuízo pedagógico-curricular, por outros materiais que tratam, textual e graficamente, de assuntos como as relações entre Palestina e Israel segundo um ponto de vista que interesse aos conhecimentos histórico-escolares a ser construídos pelo estudante brasileiro. |
Palavras-chave: | Ensino de história Materiais escolares Produção de sentidos Elementos verbais e visuais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GONÇALVES, David Humberto. Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007 |
Data de defesa: | 2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesPalestinaIsrael.pdf | TCC | 4.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.