Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, David Humberto | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-13T23:06:57Z | - |
dc.date.available | 2017-02-13T23:06:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, David Humberto. Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Materiais escolares | pt_BR |
dc.subject | Produção de sentidos | pt_BR |
dc.subject | Elementos verbais e visuais | pt_BR |
dc.title | Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.referee1 | Sordi, Denise Nunes de | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Cinthia Cristina de Oliveira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa se situa no campo dos estudos sobre o ensino de história, isto é, dos materiais escolares associáveis com esse ensino, especificamente o livro paradidático de história. O objetivo geral foi reconhecer a produção de sentidos na articulação interna de elementos verbais e visuais que compõem o livro. Os objetivos específicos incluíram identificar traços da materialidade do livro que permitam filiar sua elaboração a uma corrente do pensamento histórico e às diretrizes curriculares; reconhecer sentidos deriváveis da articulação entre texto e elementos não textuais (tipográfico-visuais) na apresentação do conteúdo; caracterizar o livro paradidático de história em relação a outros impressos úteis como material didático-escolar (revistas e jornais, por exemplo). A pesquisa se caracterizou como bibliográfico-documental com aporte da história cultural. As fontes incluíram um exemplar da primeira edição do paradidático de história A formação de Israel e a questão palestina. Obras de fundamentação histórico-metodológica, histórico-conceitual e histórico-educacional; obras que problematizam o ensino e, sobretudo, o livro paradidático de história. A leitura das fontes aponta o livro paradidático (de história) como um tipo de material didático subjacente ao qual estão interesses muito mais mercadológicos do que pedagógicos. Disso concluímos que poderia ser substituído, sem prejuízo pedagógico-curricular, por outros materiais que tratam, textual e graficamente, de assuntos como as relações entre Palestina e Israel segundo um ponto de vista que interesse aos conhecimentos histórico-escolares a ser construídos pelo estudante brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesPalestinaIsrael.pdf | TCC | 4.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.