Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história |
| Author: | Gonçalves, David Humberto |
| First Advisor: | Morais, Sérgio Paulo |
| First member of the Committee: | Sordi, Denise Nunes de |
| Second member of the Committee: | Martins, Cinthia Cristina de Oliveira |
| Summary: | A pesquisa se situa no campo dos estudos sobre o ensino de história, isto é, dos materiais escolares associáveis com esse ensino, especificamente o livro paradidático de história. O objetivo geral foi reconhecer a produção de sentidos na articulação interna de elementos verbais e visuais que compõem o livro. Os objetivos específicos incluíram identificar traços da materialidade do livro que permitam filiar sua elaboração a uma corrente do pensamento histórico e às diretrizes curriculares; reconhecer sentidos deriváveis da articulação entre texto e elementos não textuais (tipográfico-visuais) na apresentação do conteúdo; caracterizar o livro paradidático de história em relação a outros impressos úteis como material didático-escolar (revistas e jornais, por exemplo). A pesquisa se caracterizou como bibliográfico-documental com aporte da história cultural. As fontes incluíram um exemplar da primeira edição do paradidático de história A formação de Israel e a questão palestina. Obras de fundamentação histórico-metodológica, histórico-conceitual e histórico-educacional; obras que problematizam o ensino e, sobretudo, o livro paradidático de história. A leitura das fontes aponta o livro paradidático (de história) como um tipo de material didático subjacente ao qual estão interesses muito mais mercadológicos do que pedagógicos. Disso concluímos que poderia ser substituído, sem prejuízo pedagógico-curricular, por outros materiais que tratam, textual e graficamente, de assuntos como as relações entre Palestina e Israel segundo um ponto de vista que interesse aos conhecimentos histórico-escolares a ser construídos pelo estudante brasileiro. |
| Keywords: | Ensino de história Materiais escolares Produção de sentidos Elementos verbais e visuais |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | GONÇALVES, David Humberto. Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007 |
| Date of defense: | 2015 |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RelaçõesPalestinaIsrael.pdf | TCC | 4.58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
