Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história |
Autor: | Gonçalves, David Humberto |
Primer orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primer miembro de la banca: | Sordi, Denise Nunes de |
Segundo miembro de la banca: | Martins, Cinthia Cristina de Oliveira |
Resumen: | A pesquisa se situa no campo dos estudos sobre o ensino de história, isto é, dos materiais escolares associáveis com esse ensino, especificamente o livro paradidático de história. O objetivo geral foi reconhecer a produção de sentidos na articulação interna de elementos verbais e visuais que compõem o livro. Os objetivos específicos incluíram identificar traços da materialidade do livro que permitam filiar sua elaboração a uma corrente do pensamento histórico e às diretrizes curriculares; reconhecer sentidos deriváveis da articulação entre texto e elementos não textuais (tipográfico-visuais) na apresentação do conteúdo; caracterizar o livro paradidático de história em relação a outros impressos úteis como material didático-escolar (revistas e jornais, por exemplo). A pesquisa se caracterizou como bibliográfico-documental com aporte da história cultural. As fontes incluíram um exemplar da primeira edição do paradidático de história A formação de Israel e a questão palestina. Obras de fundamentação histórico-metodológica, histórico-conceitual e histórico-educacional; obras que problematizam o ensino e, sobretudo, o livro paradidático de história. A leitura das fontes aponta o livro paradidático (de história) como um tipo de material didático subjacente ao qual estão interesses muito mais mercadológicos do que pedagógicos. Disso concluímos que poderia ser substituído, sem prejuízo pedagógico-curricular, por outros materiais que tratam, textual e graficamente, de assuntos como as relações entre Palestina e Israel segundo um ponto de vista que interesse aos conhecimentos histórico-escolares a ser construídos pelo estudante brasileiro. |
Palabras clave: | Ensino de história Materiais escolares Produção de sentidos Elementos verbais e visuais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GONÇALVES, David Humberto. Relações entre Palestina e Israel: a construção dos sentidos no livro paradidático de história. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18007 |
Fecha de defensa: | 2015 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelaçõesPalestinaIsrael.pdf | TCC | 4.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.