Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18001
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Informatização no ensino ou ensino pela informática? Uma análise do desenvolvimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)
Author: Serra, Douglas Antônio
First Advisor: Noronha, Gilberto Cezar de
First member of the Committee: Oliveira, Anderson Aparecido Gonçalves de
Second member of the Committee: Santos, Tadeu Pereira dos
Summary: Este estudo analisa a implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na rede de ensino pública. O tema escolhido deve-se em grande parte à vivência profissional na área de informática desde os anos 1970 até hoje. Com a experiência técnica acumulada nestes anos, o texto contextualiza as políticas públicas de inclusão social, analisando as suas dimensões sociais. Para tanto, analisa a legislação vigente no período 1997-2012, procurando verificar a evolução e os desafios da implantação do ProInfo. Observamos que as mudanças no mercado de trabalho, como por exemplo a automação bancária, podem se relacionar com os conceitos de informatização na escola e com o desenvolvimento da informática na educação, num processo mais amplo de transformação da sociedade através das TICs.
Keywords: ProInfo
Inclusão Digital
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SERRA, Douglas Antônio. Informatização no ensino ou ensino pela informática? Uma análise do desenvolvimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18001
Date of defense: 2015
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InformatizaçãoEnsinoEnsino.pdfTCC345.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.