Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18001
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Informatização no ensino ou ensino pela informática? Uma análise do desenvolvimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)
Autor: Serra, Douglas Antônio
Primer orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Primer miembro de la banca: Oliveira, Anderson Aparecido Gonçalves de
Segundo miembro de la banca: Santos, Tadeu Pereira dos
Resumen: Este estudo analisa a implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na rede de ensino pública. O tema escolhido deve-se em grande parte à vivência profissional na área de informática desde os anos 1970 até hoje. Com a experiência técnica acumulada nestes anos, o texto contextualiza as políticas públicas de inclusão social, analisando as suas dimensões sociais. Para tanto, analisa a legislação vigente no período 1997-2012, procurando verificar a evolução e os desafios da implantação do ProInfo. Observamos que as mudanças no mercado de trabalho, como por exemplo a automação bancária, podem se relacionar com os conceitos de informatização na escola e com o desenvolvimento da informática na educação, num processo mais amplo de transformação da sociedade através das TICs.
Palabras clave: ProInfo
Inclusão Digital
Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SERRA, Douglas Antônio. Informatização no ensino ou ensino pela informática? Uma análise do desenvolvimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18001
Fecha de defensa: 2015
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InformatizaçãoEnsinoEnsino.pdfTCC345.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.