Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Caixas-arquvo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito |
| Autor(es): | Colli, Mara Rúbia de Almeida |
| Primeiro orientador: | Silva, Cláudia Maria França da |
| Primeiro membro da banca: | Villa, Danillo Gimenes |
| Segundo membro da banca: | Duarte, Ana Helena Delfino da Silva |
| Resumo: | “Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito” é o título desta dissertação de mestrado, realizada a partir da pesquisa em arte (práticas e processos em artes). A dissertação analisa aspectos do processo de criação relacionados ao ato de colecionar cabelos próprios e também ao ato de representar os cabelos como fragmentos corporais. A discussão aborda o tema da autorrepresentação, por meio dos trabalhos artísticos desenvolvidos durante a pesquisa, e em outros conceitos relevados nesse mesmo fazer: coleção, arquivo, caixas, formatividade. Diálogos são feitos com artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Cildo Meireles e Rosangela Rennó; com teóricos, conexões são estabelecidas com Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières e Kátia Canton. |
| Abstract: | "Cajas-archivo: experimentaciones artísticas como clave para la percepción del sujeto" es el título de esta tesis, a partir de la investigación en arte (prácticas y procesos en el arte). La tesis analiza los aspectos del proceso de creación relacionados con el acto de recoger el propio pelo y también con la actitud de representar el cabello en forma de fragmentos corporales. La discusión aborda el tema de la autorepresentación a través de los trabajos artísticos desarrollados durante la investigación, y otros conceptos que se hacen relevantes, tales como: colección, archivo, cajas, formativeness. Se dialoga con artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Meireles y Rosangela Renno; teóricamente, se establecen conexiones con Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières y Katia Canton. |
| Palavras-chave: | Arte - Colecionadores e coleções Criação (Literária, artística, etc.) Apropriação (Arte) Arquivos Autorrepresentação Processo criativo Coleção Arquivo Autorepresentación Proceso creativo Colección Archivo |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
| Referência: | COLLI, Mara Rúbia de Almeida. Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242 |
| Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818 |
| Data de defesa: | 10-Abr-2015 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CaixasArquivoExperimentacoes.pdf | Dissertação | 6.5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
