Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Caixas-arquvo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito |
Autor: | Colli, Mara Rúbia de Almeida |
Primer orientador: | Silva, Cláudia Maria França da |
Primer miembro de la banca: | Villa, Danillo Gimenes |
Segundo miembro de la banca: | Duarte, Ana Helena Delfino da Silva |
Resumen: | “Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito” é o título desta dissertação de mestrado, realizada a partir da pesquisa em arte (práticas e processos em artes). A dissertação analisa aspectos do processo de criação relacionados ao ato de colecionar cabelos próprios e também ao ato de representar os cabelos como fragmentos corporais. A discussão aborda o tema da autorrepresentação, por meio dos trabalhos artísticos desenvolvidos durante a pesquisa, e em outros conceitos relevados nesse mesmo fazer: coleção, arquivo, caixas, formatividade. Diálogos são feitos com artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Cildo Meireles e Rosangela Rennó; com teóricos, conexões são estabelecidas com Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières e Kátia Canton. |
Abstract: | "Cajas-archivo: experimentaciones artísticas como clave para la percepción del sujeto" es el título de esta tesis, a partir de la investigación en arte (prácticas y procesos en el arte). La tesis analiza los aspectos del proceso de creación relacionados con el acto de recoger el propio pelo y también con la actitud de representar el cabello en forma de fragmentos corporales. La discusión aborda el tema de la autorepresentación a través de los trabajos artísticos desarrollados durante la investigación, y otros conceptos que se hacen relevantes, tales como: colección, archivo, cajas, formativeness. Se dialoga con artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Meireles y Rosangela Renno; teóricamente, se establecen conexiones con Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières y Katia Canton. |
Palabras clave: | Arte - Colecionadores e coleções Criação (Literária, artística, etc.) Apropriação (Arte) Arquivos Autorrepresentação Processo criativo Coleção Arquivo Autorepresentación Proceso creativo Colección Archivo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Cita: | COLLI, Mara Rúbia de Almeida. Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818 |
Fecha de defensa: | 10-abr-2015 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaixasArquivoExperimentacoes.pdf | Dissertação | 6.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.