Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColli, Mara Rúbia de Almeida-
dc.date.accessioned2016-10-04T11:51:18Z-
dc.date.available2016-10-04T11:51:18Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.citationCOLLI, Mara Rúbia de Almeida. Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17818-
dc.description.abstract"Cajas-archivo: experimentaciones artísticas como clave para la percepción del sujeto" es el título de esta tesis, a partir de la investigación en arte (prácticas y procesos en el arte). La tesis analiza los aspectos del proceso de creación relacionados con el acto de recoger el propio pelo y también con la actitud de representar el cabello en forma de fragmentos corporales. La discusión aborda el tema de la autorepresentación a través de los trabajos artísticos desarrollados durante la investigación, y otros conceptos que se hacen relevantes, tales como: colección, archivo, cajas, formativeness. Se dialoga con artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Meireles y Rosangela Renno; teóricamente, se establecen conexiones con Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières y Katia Canton.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte - Colecionadores e coleçõespt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectColeçãopt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectAutorepresentaciónpt_BR
dc.subjectProceso creativopt_BR
dc.subjectColecciónpt_BR
dc.subjectArchivopt_BR
dc.titleCaixas-arquvo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Villa, Danillo Gimenes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273981E0pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Ana Helena Delfino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709196J8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246808Y1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumo“Caixas-arquivo: experimentações artísticas como chave para a percepção do sujeito” é o título desta dissertação de mestrado, realizada a partir da pesquisa em arte (práticas e processos em artes). A dissertação analisa aspectos do processo de criação relacionados ao ato de colecionar cabelos próprios e também ao ato de representar os cabelos como fragmentos corporais. A discussão aborda o tema da autorrepresentação, por meio dos trabalhos artísticos desenvolvidos durante a pesquisa, e em outros conceitos relevados nesse mesmo fazer: coleção, arquivo, caixas, formatividade. Diálogos são feitos com artistas como Tunga, Frida Kahlo, Frida Baranek, Cildo Meireles e Rosangela Rennó; com teóricos, conexões são estabelecidas com Luigi Pareyson, Nicolas Bourriaud, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Abraham Moles, Philippe Artières e Kátia Canton.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration186pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.242por
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaixasArquivoExperimentacoes.pdfDissertação6.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.