Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota
Autor: Cardoso, Dayane Carvalho
Primer orientador: Takahashi, Eduardo Kojy
Primer miembro de la banca: Alves, João Bosco da Mota
Segundo miembro de la banca: Souza Júnior, Arlindo José de
Resumen: Neste trabalho, propusemos e aplicamos uma metodologia para o ensino de Eletromagnetismo com base em uma atividade experimental em um modelo de ensino investigativo, com um alto grau de dialogismo entre professores e estudantes. Utilizamos como tema gerador a descoberta do elétron e como recurso pedagógico um experimento remoto para determinar a razão carga/massa do elétron. Nossas análises indicam favoravelmente no sentido da promoção de maneiras de apropriação do conhecimento, pelo estudante, muito diferentes daquelas percebidas em aulas expositivas tradicionais. Da mesma forma, é possível identificar que a presença de um recurso tecnológico e de uma atividade experimental estabelece uma nova postura do professor perante os alunos, provavelmente ocasionada pela imprevisibilidade dos resultados decorrentes do uso de tais recursos. Um desafio que ainda precisamos solucionar é como envolver os alunos em tarefas extra sala de aula, uma vez que a aprendizagem não se efetiva apenas no tempo destinado às aulas. Também apresentamos as fragilidades detectadas em nossa proposta metodológica, assim como implementações necessárias para a continuidade do processo de validação dessa metodologia.
Abstract: In this work, we have proposed and applied a methodology for teaching electromagnetism, based on an experimental activity and designed in an investigative teaching model, and containing a high degree of dialogism among teachers and students. We have used the discovery of the electron as a generator theme and a remote experiment to determine the charge-to-mass ratio of the electron as an educational resource. Our analyses indicate favorably towards the promotion of ways of appropriation of knowledge by the student, very different from those perceived in traditional expositive classes. Similarly, we find that the presence of a technological resource and an experimental activity create new posture of the teacher in the classroom, probably caused by the unpredictability of the results from the use of such resources. A challenge that we still need to solve is how to engage students in extra classroom tasks, since learning is not only effective in time for classes. We also present the weaknesses detected in our methodological proposal as well as implementations necessary in order to continue the validation process of this methodology.
Palabras clave: Ciência - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Prática de ensino - formação de professores
Física - formação de professores
Experimentação remota
Ensino investigativo
Descoberta do elétron
Sequência didática
Remote experimentation
Investigative teaching
Electron discovery
Didactic sequence
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: CARDOSO, Dayane Carvalho. A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.8
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.8
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791
Fecha de defensa: 20-ene-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DescobertaEletronComo.pdfDissertação3.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.