Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota
metadata.dc.creator: Cardoso, Dayane Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Takahashi, Eduardo Kojy
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, João Bosco da Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Souza Júnior, Arlindo José de
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, propusemos e aplicamos uma metodologia para o ensino de Eletromagnetismo com base em uma atividade experimental em um modelo de ensino investigativo, com um alto grau de dialogismo entre professores e estudantes. Utilizamos como tema gerador a descoberta do elétron e como recurso pedagógico um experimento remoto para determinar a razão carga/massa do elétron. Nossas análises indicam favoravelmente no sentido da promoção de maneiras de apropriação do conhecimento, pelo estudante, muito diferentes daquelas percebidas em aulas expositivas tradicionais. Da mesma forma, é possível identificar que a presença de um recurso tecnológico e de uma atividade experimental estabelece uma nova postura do professor perante os alunos, provavelmente ocasionada pela imprevisibilidade dos resultados decorrentes do uso de tais recursos. Um desafio que ainda precisamos solucionar é como envolver os alunos em tarefas extra sala de aula, uma vez que a aprendizagem não se efetiva apenas no tempo destinado às aulas. Também apresentamos as fragilidades detectadas em nossa proposta metodológica, assim como implementações necessárias para a continuidade do processo de validação dessa metodologia.
Abstract: In this work, we have proposed and applied a methodology for teaching electromagnetism, based on an experimental activity and designed in an investigative teaching model, and containing a high degree of dialogism among teachers and students. We have used the discovery of the electron as a generator theme and a remote experiment to determine the charge-to-mass ratio of the electron as an educational resource. Our analyses indicate favorably towards the promotion of ways of appropriation of knowledge by the student, very different from those perceived in traditional expositive classes. Similarly, we find that the presence of a technological resource and an experimental activity create new posture of the teacher in the classroom, probably caused by the unpredictability of the results from the use of such resources. A challenge that we still need to solve is how to engage students in extra classroom tasks, since learning is not only effective in time for classes. We also present the weaknesses detected in our methodological proposal as well as implementations necessary in order to continue the validation process of this methodology.
Keywords: Ciência - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Prática de ensino - formação de professores
Física - formação de professores
Experimentação remota
Ensino investigativo
Descoberta do elétron
Sequência didática
Remote experimentation
Investigative teaching
Electron discovery
Didactic sequence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Citation: CARDOSO, Dayane Carvalho. A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791
Issue Date: 20-Jan-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DescobertaEletronComo.pdfDissertação3.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.