Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Dayane Carvalho-
dc.date.accessioned2016-09-28T12:25:45Z-
dc.date.available2016-09-28T12:25:45Z-
dc.date.issued2016-01-20-
dc.identifier.citationCARDOSO, Dayane Carvalho. A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17791-
dc.description.abstractIn this work, we have proposed and applied a methodology for teaching electromagnetism, based on an experimental activity and designed in an investigative teaching model, and containing a high degree of dialogism among teachers and students. We have used the discovery of the electron as a generator theme and a remote experiment to determine the charge-to-mass ratio of the electron as an educational resource. Our analyses indicate favorably towards the promotion of ways of appropriation of knowledge by the student, very different from those perceived in traditional expositive classes. Similarly, we find that the presence of a technological resource and an experimental activity create new posture of the teacher in the classroom, probably caused by the unpredictability of the results from the use of such resources. A challenge that we still need to solve is how to engage students in extra classroom tasks, since learning is not only effective in time for classes. We also present the weaknesses detected in our methodological proposal as well as implementations necessary in order to continue the validation process of this methodology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - formação de professorespt_BR
dc.subjectFísica - formação de professorespt_BR
dc.subjectExperimentação remotapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectDescoberta do elétronpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRemote experimentationpt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectElectron discoverypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleA descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remotapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, João Bosco da Mota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6pt_BR
dc.contributor.referee2Souza Júnior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745197T6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propusemos e aplicamos uma metodologia para o ensino de Eletromagnetismo com base em uma atividade experimental em um modelo de ensino investigativo, com um alto grau de dialogismo entre professores e estudantes. Utilizamos como tema gerador a descoberta do elétron e como recurso pedagógico um experimento remoto para determinar a razão carga/massa do elétron. Nossas análises indicam favoravelmente no sentido da promoção de maneiras de apropriação do conhecimento, pelo estudante, muito diferentes daquelas percebidas em aulas expositivas tradicionais. Da mesma forma, é possível identificar que a presença de um recurso tecnológico e de uma atividade experimental estabelece uma nova postura do professor perante os alunos, provavelmente ocasionada pela imprevisibilidade dos resultados decorrentes do uso de tais recursos. Um desafio que ainda precisamos solucionar é como envolver os alunos em tarefas extra sala de aula, uma vez que a aprendizagem não se efetiva apenas no tempo destinado às aulas. Também apresentamos as fragilidades detectadas em nossa proposta metodológica, assim como implementações necessárias para a continuidade do processo de validação dessa metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration164pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.8pt_BR
dc.orcid.putcode81767600-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DescobertaEletronComo.pdfDissertação3.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.