Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários
Autor: Segundo, Carlos Antonio dos Santos
Primer orientador: Silva, Luiz Carlos Avelino da
Primer coorientador: Próchno, Caio César Souza Camargo
Primer miembro de la banca: Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Segundo miembro de la banca: Silva, Cláudia Maria França da
Tercer miembro de la banca: Kodato, Sergio
Resumen: O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obra artística. Portanto, essa pesquisa procura entender, tendo como suporte o método interpretativo psicanalítico, esses três momentos específicos encontro, condução e costura de fundamental importância para o filme documental. O diretor e o personagem, dentro de uma relação de f(r)icção, colocam suas subjetividades em choque constante, e é justamente esse atrito e os diferentes caminhos que surgem é que proporciona a singularidade desse modo de produção fílmica tão complexa e rica de sutilezas. O que a câmera capta algo além da simples efígie, da representação e da encenação de quem cruza sua objetiva. Na pele, na carne fílmica, há também um mundo psíquico amplo que essa pesquisa procura evidenciar.
Abstract: The contact with the documentary production as director, turns out to put myself in a privileged place within the conceptual construction on this genre of film. Being face to face with the character and to experience its importance in the process of producing a movie made me understand from a different point of view the stages of conception of artistic work. Therefore, this research seeks to understand, supported by the psychoanalytic method of interpretation, these three specific moments - meeting, conduction and sewing - of fundamental importance for the documentary film. The director and the character within a relationship of f (r)iction, put their subjectivities in constant shock, and it is precisely this friction and the different paths that arises is what provides the uniqueness of this mode of film production as complex and full of nuances. What the camera captures is something beyond mere likeness, representation and enactment of those who cross their objective. In the skin, under the skin of film, there is also a psychic wide world that this research tries to highlight.
Palabras clave: Encontro
Condução
Costura
Fricção/ Ficção
Documentário
Subjetivação
Representação
Meeting
Conduction
Sewing
Friction/Fiction
Documentary
Subjectivity
Representation
Psicologia aplicada
Psicanálise e cinema
Documentário (Cinema)
Subjetividade no cinema
Relações humanas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: SEGUNDO, Carlos Antonio dos Santos. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.162
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.162
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149
Fecha de defensa: 15-dic-2011
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EncontroConducaoCostura.pdf9.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.