Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários
Author: Santos Segundo, Carlos Antonio dos
First Advisor: Silva, Luiz Carlos Avelino da
First coorientator: Próchno, Caio César Souza Camargo
First member of the Committee: Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Second member of the Committee: Silva, Cláudia Maria França da
Third member of the Committee: Kodato, Sergio
Summary: O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obra artística. Portanto, essa pesquisa procura entender, tendo como suporte o método interpretativo psicanalítico, esses três momentos específicos encontro, condução e costura de fundamental importância para o filme documental. O diretor e o personagem, dentro de uma relação de f(r)icção, colocam suas subjetividades em choque constante, e é justamente esse atrito e os diferentes caminhos que surgem é que proporciona a singularidade desse modo de produção fílmica tão complexa e rica de sutilezas. O que a câmera capta algo além da simples efígie, da representação e da encenação de quem cruza sua objetiva. Na pele, na carne fílmica, há também um mundo psíquico amplo que essa pesquisa procura evidenciar.
Abstract: The contact with the documentary production as director, turns out to put myself in a privileged place within the conceptual construction on this genre of film. Being face to face with the character and to experience its importance in the process of producing a movie made me understand from a different point of view the stages of conception of artistic work. Therefore, this research seeks to understand, supported by the psychoanalytic method of interpretation, these three specific moments - meeting, conduction and sewing - of fundamental importance for the documentary film. The director and the character within a relationship of f (r)iction, put their subjectivities in constant shock, and it is precisely this friction and the different paths that arises is what provides the uniqueness of this mode of film production as complex and full of nuances. What the camera captures is something beyond mere likeness, representation and enactment of those who cross their objective. In the skin, under the skin of film, there is also a psychic wide world that this research tries to highlight.
Keywords: Encontro
Condução
Costura
Fricção/ Ficção
Documentário
Subjetivação
Representação
Meeting
Conduction
Sewing
Friction/Fiction
Documentary
Subjectivity
Representation
Psicologia aplicada
Psicanálise e cinema
Documentário (Cinema)
Subjetividade no cinema
Relações humanas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: SANTOS SEGUNDO, Carlos Antonio dos. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149
Date of defense: 15-Dec-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf9.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.