Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Segundo, Carlos Antonio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:47:58Z | - |
dc.date.available | 2012-02-14 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SEGUNDO, Carlos Antonio dos Santos. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.162 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17149 | - |
dc.description.abstract | The contact with the documentary production as director, turns out to put myself in a privileged place within the conceptual construction on this genre of film. Being face to face with the character and to experience its importance in the process of producing a movie made me understand from a different point of view the stages of conception of artistic work. Therefore, this research seeks to understand, supported by the psychoanalytic method of interpretation, these three specific moments - meeting, conduction and sewing - of fundamental importance for the documentary film. The director and the character within a relationship of f (r)iction, put their subjectivities in constant shock, and it is precisely this friction and the different paths that arises is what provides the uniqueness of this mode of film production as complex and full of nuances. What the camera captures is something beyond mere likeness, representation and enactment of those who cross their objective. In the skin, under the skin of film, there is also a psychic wide world that this research tries to highlight. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Encontro | por |
dc.subject | Condução | por |
dc.subject | Costura | por |
dc.subject | Fricção/ Ficção | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Subjetivação | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Meeting | eng |
dc.subject | Conduction | eng |
dc.subject | Sewing | eng |
dc.subject | Friction/Fiction | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Psicologia aplicada | por |
dc.subject | Psicanálise e cinema | por |
dc.subject | Documentário (Cinema) | por |
dc.subject | Subjetividade no cinema | por |
dc.subject | Relações humanas | por |
dc.title | Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Próchno, Caio César Souza Camargo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782836Y9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luiz Carlos Avelino da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3 | por |
dc.contributor.referee1 | Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cláudia Maria França da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5 | por |
dc.contributor.referee3 | Kodato, Sergio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701830J4 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243995Y7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Psicologia Aplicada | por |
dc.description.resumo | O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obra artística. Portanto, essa pesquisa procura entender, tendo como suporte o método interpretativo psicanalítico, esses três momentos específicos encontro, condução e costura de fundamental importância para o filme documental. O diretor e o personagem, dentro de uma relação de f(r)icção, colocam suas subjetividades em choque constante, e é justamente esse atrito e os diferentes caminhos que surgem é que proporciona a singularidade desse modo de produção fílmica tão complexa e rica de sutilezas. O que a câmera capta algo além da simples efígie, da representação e da encenação de quem cruza sua objetiva. Na pele, na carne fílmica, há também um mundo psíquico amplo que essa pesquisa procura evidenciar. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.162 | - |
dc.orcid.putcode | 81766834 | - |
dc.crossref.doibatchid | 7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EncontroConducaoCostura.pdf | 9.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.