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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história
Autor(es): Santana, Ana Flávia Ribeiro
Primeiro orientador: Cerasoli, Josianne Francia
Primeiro membro da banca: Pucci, Bruno
Segundo membro da banca: Franco, Aléxia Pádua
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo sobre o projeto político educacional da EaD (com foco prioritário no curso de licenciatura em história), modalidade de ensino que tem como proposta ampliar a formação de professores em todo o país. A partir desse estudo, buscamos refletir sobre a educação que se quer desenvolver no país, bem como discutimos para quem e como se quer desenvolvê-la, considerando-se sobretudo a importância da formação de professores para a efetivação de um projeto educacional. Para tanto, estamos atentos às questões políticas e de governabilidade, aos interesses, às finalidades e às estratégias de instituições sociais envolvidas no processo da educação, e analisamos critérios de qualidade na EaD a partir da legislação (desde a primeira norma que regulamenta a EaD no Brasil se configurou a partir da reforma educacional instituída pela LDB de 1996) e de exemplos de propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em história. Neste cenário, nos chama a atenção os impactos das ideias e práticas neoliberais no desenvolvimento desta modalidade de ensino. Ademais, busca-se problematizar de que maneira a legislação do MEC tem organizado critérios de qualidade, visto que o número de instituições que ofertam cursos de licenciatura em EaD tem apresentado um crescimento vertiginoso. A partir desse panorama de análise, problematizamos a formação no curso de licenciatura em história na modalidade presencial e a distância na cidade de Uberlândia MG.
Palavras-chave: Educação a distância
Políticas neoliberais
Reforma educacional
Formação de professores
Ensino de história
História social
Ensino a distância - Brasil
Políticas públicas - Educação
História - Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434
Data de defesa: 28-Set-2012
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