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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história |
| Autor(es): | Santana, Ana Flávia Ribeiro |
| Primeiro orientador: | Cerasoli, Josianne Francia |
| Primeiro membro da banca: | Pucci, Bruno |
| Segundo membro da banca: | Franco, Aléxia Pádua |
| Resumo: | Esse trabalho apresenta um estudo sobre o projeto político educacional da EaD (com foco prioritário no curso de licenciatura em história), modalidade de ensino que tem como proposta ampliar a formação de professores em todo o país. A partir desse estudo, buscamos refletir sobre a educação que se quer desenvolver no país, bem como discutimos para quem e como se quer desenvolvê-la, considerando-se sobretudo a importância da formação de professores para a efetivação de um projeto educacional. Para tanto, estamos atentos às questões políticas e de governabilidade, aos interesses, às finalidades e às estratégias de instituições sociais envolvidas no processo da educação, e analisamos critérios de qualidade na EaD a partir da legislação (desde a primeira norma que regulamenta a EaD no Brasil se configurou a partir da reforma educacional instituída pela LDB de 1996) e de exemplos de propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em história. Neste cenário, nos chama a atenção os impactos das ideias e práticas neoliberais no desenvolvimento desta modalidade de ensino. Ademais, busca-se problematizar de que maneira a legislação do MEC tem organizado critérios de qualidade, visto que o número de instituições que ofertam cursos de licenciatura em EaD tem apresentado um crescimento vertiginoso. A partir desse panorama de análise, problematizamos a formação no curso de licenciatura em história na modalidade presencial e a distância na cidade de Uberlândia MG. |
| Palavras-chave: | Educação a distância Políticas neoliberais Reforma educacional Formação de professores Ensino de história História social Ensino a distância - Brasil Políticas públicas - Educação História - Formação de professores |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla da instituição: | UFU |
| Departamento: | Ciências Humanas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
| Referência: | SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339 |
| Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434 |
| Data de defesa: | 28-Set-2012 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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