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dc.creatorSantana, Ana Flávia Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:55Z-
dc.date.available2012-11-19-
dc.date.available2016-06-22T18:45:55Z-
dc.date.issued2012-09-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Flávia Ribeiro. Educação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de história. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16434-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPolíticas neoliberaispor
dc.subjectReforma educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectEnsino a distância - Brasilpor
dc.subjectPolíticas públicas - Educaçãopor
dc.subjectHistória - Formação de professorespor
dc.titleEducação a distância, políticas públicas e seus desdobramentos na formação dos professores de históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cerasoli, Josianne Francia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795581D6por
dc.contributor.referee1Pucci, Bruno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783026Z6por
dc.contributor.referee2Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241876Y0por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta um estudo sobre o projeto político educacional da EaD (com foco prioritário no curso de licenciatura em história), modalidade de ensino que tem como proposta ampliar a formação de professores em todo o país. A partir desse estudo, buscamos refletir sobre a educação que se quer desenvolver no país, bem como discutimos para quem e como se quer desenvolvê-la, considerando-se sobretudo a importância da formação de professores para a efetivação de um projeto educacional. Para tanto, estamos atentos às questões políticas e de governabilidade, aos interesses, às finalidades e às estratégias de instituições sociais envolvidas no processo da educação, e analisamos critérios de qualidade na EaD a partir da legislação (desde a primeira norma que regulamenta a EaD no Brasil se configurou a partir da reforma educacional instituída pela LDB de 1996) e de exemplos de propostas pedagógicas de cursos de licenciatura em história. Neste cenário, nos chama a atenção os impactos das ideias e práticas neoliberais no desenvolvimento desta modalidade de ensino. Ademais, busca-se problematizar de que maneira a legislação do MEC tem organizado critérios de qualidade, visto que o número de instituições que ofertam cursos de licenciatura em EaD tem apresentado um crescimento vertiginoso. A partir desse panorama de análise, problematizamos a formação no curso de licenciatura em história na modalidade presencial e a distância na cidade de Uberlândia MG.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.339-
dc.orcid.putcode81764408-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
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