Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16277
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O sensoriamento remoto como recurso didático no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Remote sensing as a didatic resourse at middle school
Autor(es): Pereira, Thaís
Primeiro orientador: Brito, Jorge Luís Silva
Primeiro membro da banca: Sampaio, Adriany de ávila Melo
Segundo membro da banca: Menezes, Paulo Márcio Leal de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o uso do Sensoriamento Remoto no ensino fundamental da rede municipal de Uberlândia. Foi realizado um curso de formação continuada para professores no CEMEPE, através de um Projeto Piloto, composto por um Kit didático de apoio instrumental aos professores para o uso das técnicas de sensoriamento remoto no ensino fundamental. Avaliou-se a aplicabilidade do software CTGEO-Escola que apresentou resultados amplamente satisfatórios e contributivos para a própria elaboração do kit didático. Os resultados mostraram a possibilidade do uso dos recursos de Sensoriamento Remoto na produção de material didático para o apoio do ensino fundamental, permitindo inclusive, simulações relacionadas ao espaço em constantes modificações.
Abstract: The aim of our work is avaliate the use of the remote sensing at the municipals middle school in Uberlândia. We realized a continuous fomation course for the teachers at CEMEPE, a pilot project and a didatic kit of instrumental help to the teachers use remote sensing tecniques at middle school. We avaliated the CTGEO-Escola software applicability and as a result we have great contribution of making the didatic kit. The results show the possibility of the use of remote sensing resourses in the production of a didatic material for the middle school, showing simulations of modifictions of the space situation.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Kit didático
CTGEO-Escola
Remote sensing
Didactic kit
CTGEO-School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: PEREIRA, Thaís. Remote sensing as a didatic resourse at middle school. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16277
Data de defesa: 15-Jun-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais parte 1.pdf228.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
thais parte 2.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
thais parte 3.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
thais parte 4.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
thais parte 5.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.