Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16043
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ferrovias: da produção de riquezas ao apoio logístico no Triângulo Mineiro |
Autor: | Silva, Ercília de Fátima Pegorari |
Primer orientador: | Ferreira, William Rodrigues |
Primer miembro de la banca: | Silva, Vicente de Paulo da |
Segundo miembro de la banca: | Bessa, Kelly Cristine Fernandes de Oliveira |
Resumen: | Esta disse rtação mostra a importância das fe rrovias como catalisadoras na construção e ocupação do espaço geográfico. Elas surgiram na Inglat erra e de lá se espalha ram pelo mundo, acompanhando o desenvolvimento da indústria e a urbanização. No Brasil , as fer rovias foram fundamentais para o transporte do pr incipal produto, o café, do final do século XIX às primeiras décadas do século XX. Tornaram-se responsáve is também por ligar o litoral ao inter ior do país, inc lusive, o Tr iângu lo Mineiro, por meio da implantação de várias companhias ferroviárias. Os reduzidos invest imentos na remodelação, na conservação e na aquis ição de materia l rodante levaram o setor ferroviá rio à estagnação. Para min imizar essa situação, na década de 1990, ocorre ram as pr ivat iz ações e as concessões. No Tr iân gulo Mine iro, a concessionár ia é a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que presta serviços de transporte de cargas, tornando-se, dessa maneira, um importante apoio logíst ico para a região. |
Abstract: | Th is d issertat ion shows the importance of the ra i lways as cata lyt ic in the construct ion and occupat ion of the geographica l space. They appeared in England and of there they dispersed all over the world, ac companying the deve lopment of the industry and the urbanizat ion. In Bra z i l, the ra i lways was fundamental for the transport of the main product , the coffee, of the end of the century XIX to the first decades of the century XX, became responsible a lso for tying the coast to the inter ior of the country, besides the Tr iângu lo Mine iro (Min ing Tr iangle) , through the implantat ion of severa l ra i l companies. The reduced investments in the recast , in the conservat ion and in the acquisit ion of ro l l ing mater ia l , they took the rai l sect ion to the stagnat ion. To minimize that s ituat ion, in the decade of 1990, they happened the privat izat ions and the concessions. In the Tr iângulo Mine iro (Mining Tr iangle) the dea lersh ip is Fe rrovia Centro- At lânt ica (FCA), that it renders services of transport of loads, becoming of that sorts out an important logist ic support for area . |
Palabras clave: | Transporte ferroviário - Triângulo Mineiro (MG) Ferrovias Transporte Apoio logístico Railways Transport Logistics support |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Cita: | SILVA, Ercília de Fátima Pegorari. Ferrovias: da produção de riquezas ao apoio logístico no Triângulo Mineiro. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16043 |
Fecha de defensa: | 10-oct-2008 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eracilia.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.