Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16043
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ferrovias: da produção de riquezas ao apoio logístico no Triângulo Mineiro
metadata.dc.creator: Silva, Ercília de Fátima Pegorari
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, William Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vicente de Paulo da
metadata.dc.contributor.referee2: Bessa, Kelly Cristine Fernandes de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta disse rtação mostra a importância das fe rrovias como catalisadoras na construção e ocupação do espaço geográfico. Elas surgiram na Inglat erra e de lá se espalha ram pelo mundo, acompanhando o desenvolvimento da indústria e a urbanização. No Brasil , as fer rovias foram fundamentais para o transporte do pr incipal produto, o café, do final do século XIX às primeiras décadas do século XX. Tornaram-se responsáve is também por ligar o litoral ao inter ior do país, inc lusive, o Tr iângu lo Mineiro, por meio da implantação de várias companhias ferroviárias. Os reduzidos invest imentos na remodelação, na conservação e na aquis ição de materia l rodante levaram o setor ferroviá rio à estagnação. Para min imizar essa situação, na década de 1990, ocorre ram as pr ivat iz ações e as concessões. No Tr iân gulo Mine iro, a concessionár ia é a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que presta serviços de transporte de cargas, tornando-se, dessa maneira, um importante apoio logíst ico para a região.
Abstract: Th is d issertat ion shows the importance of the ra i lways as cata lyt ic in the construct ion and occupat ion of the geographica l space. They appeared in England and of there they dispersed all over the world, ac companying the deve lopment of the industry and the urbanizat ion. In Bra z i l, the ra i lways was fundamental for the transport of the main product , the coffee, of the end of the century XIX to the first decades of the century XX, became responsible a lso for tying the coast to the inter ior of the country, besides the Tr iângu lo Mine iro (Min ing Tr iangle) , through the implantat ion of severa l ra i l companies. The reduced investments in the recast , in the conservat ion and in the acquisit ion of ro l l ing mater ia l , they took the rai l sect ion to the stagnat ion. To minimize that s ituat ion, in the decade of 1990, they happened the privat izat ions and the concessions. In the Tr iângulo Mine iro (Mining Tr iangle) the dea lersh ip is Fe rrovia Centro- At lânt ica (FCA), that it renders services of transport of loads, becoming of that sorts out an important logist ic support for area .
Keywords: Transporte ferroviário - Triângulo Mineiro (MG)
Ferrovias
Transporte
Apoio logístico
Railways
Transport
Logistics support
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SILVA, Ercília de Fátima Pegorari. Ferrovias: da produção de riquezas ao apoio logístico no Triângulo Mineiro. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16043
Issue Date: 10-Oct-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eracilia.pdf5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.