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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A educação ambiental na formação de professores de geografia em Araguaina (TO): conexões de saberes
metadata.dc.creator: Braga, Rejane de Aquino Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
metadata.dc.contributor.referee1: Nehme, Valéria Guimarães de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee4: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
metadata.dc.description.resumo: O título da pesquisa A Educação Ambiental na formação de professores de Geografia em Araguaína (TO): conexões de saberes nos remete à problemática motivadora para a realização desta investigação, a saber, a constatação de que muitos graduandos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do curso de licenciatura em Geografia, apresentam insegurança para inserir a Educação Ambiental (EA) nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa utilizou a aplicação de questionários a 18 alunos, do 8° período de Geografia, estando seu modelo em anexo (Anexo I). A metodologia adotada para a interpretação dos dados se deu em uma abordagem qualitativa, de forma criteriosa. Foram analisados ainda dados secundários, referentes à instituição universitária. Ao longo do trabalho, discutiu-se que a legislação brasileira garante o conhecimento em EA, voltado para o ensino nos seus diversos níveis acadêmicos. No entanto, para os acadêmicos do curso de Geografia em questão, isso não corresponde à realidade, pois os mesmos não se sentem teórica e metodologicamente preparados em sua formação. A EA vem se confirmando como uma necessidade à solução, à minimização e à preservação dos problemas que atingem todo o planeta. Nesse sentido, a educação formal, incluindo todas as formas e modalidades de ensino, tem um papel de destaque e, ao professor, cabe a responsabilidade de inserir a EA na sua prática de ensino, como recomenda a Política Nacional de Educação Ambiental. A indagação relaciona-se, portanto, com o preparo dos docentes durante sua formação e, desse modo, nossa pesquisa pretende analisar de que forma a EA vem sendo inserida na formação de professores do curso de Geografia, na UFT, na cidade de Araguaína. O objetivo desta tese é apresentar uma proposta de inserção da EA nos cursos superiores da UFT, uma vez que temos exemplos de universidade no Brasil que já criaram suas leis para regulamentar a EA no ensino superior. A Universidade Federal de Uberlândia, por exemplo, através da Resolução nº 26, de 2012, do Conselho Universitário já possui essa regulamentação. Acredita-se que a UFT irá avançar com essas mudanças voltadas para o desenvolvimento atual, sendo que o momento exige que a EA contribua de forma significativa com a qualidade do ensino e com o bem estar da sociedade. Os acadêmicos tiveram um olhar bastante promissor sobre a ideia de praticar a EA com referenciais teórico-metodológicos que venham prepará-los melhor para um mundo em constantes mudanças. A universidade deve e pode colaborar com esse conhecimento e espera-se que este trabalho contribua com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
Abstract: This article aims to instigate the lack of motivation and insecurity of students from Federal University in Tocantis, Brasil, in order to insert environmental education in their pedagogical practices. A research was made by interwing 18 students from the last semester of Geography Faculty, using a qualitative based research and an evaluation of secondary datas from this public institution. The results have shown that the majority of them is not prepared to geared toward the teaching practices. Such a concern has become necessary, particularly with Brasilian legislation which ensures the knowledge in environmental education in their academic graduation training. Environmental education has been placed as a necessity to minimize and prevent problems involving the entire planet. Moreover, the National Environmental Education Policy enphasis that formal education has to be in evidence and teachers are responsible to start up this practice. Thus, this article argues how environmental education has been introduced during the preparation of Geography teachers and how are they effectively prepared for teaching practices. Moreover, it presents a proposal to introduce environmental education for the upper courses of the UFT following the example of Federal University of Uberlândia. In addition, through the resolution No. 26/2012 of the University Council, this changing towards the most current development, will contribute significantly to the quality of education and the well-being of society. This idea is seen positively by the students from the perspective of innovating methods of pedagogical practices of environmental education. The University must and can collaborate in sharing this idea and we hope seeing soon the results of this work in academic life and society.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Geography Teaching
Environmental Education
Interdisciplinarity
Geografia Estudo e ensino Araguaina (TO)
Educação ambiental Araguaina (TO)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: BRAGA, Rejane de Aquino Dias. A educação ambiental na formação de professores de geografia em Araguaina (TO): conexões de saberes. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15975
Issue Date: 18-Dec-2013
Appears in Collections:TESE - Geografia

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