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dc.creatorBraga, Rejane de Aquino Dias
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:18Z-
dc.date.available2014-02-25
dc.date.available2016-06-22T18:44:18Z-
dc.date.issued2013-12-18
dc.identifier.citationBRAGA, Rejane de Aquino Dias. A educação ambiental na formação de professores de geografia em Araguaina (TO): conexões de saberes. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15975-
dc.description.abstractThis article aims to instigate the lack of motivation and insecurity of students from Federal University in Tocantis, Brasil, in order to insert environmental education in their pedagogical practices. A research was made by interwing 18 students from the last semester of Geography Faculty, using a qualitative based research and an evaluation of secondary datas from this public institution. The results have shown that the majority of them is not prepared to geared toward the teaching practices. Such a concern has become necessary, particularly with Brasilian legislation which ensures the knowledge in environmental education in their academic graduation training. Environmental education has been placed as a necessity to minimize and prevent problems involving the entire planet. Moreover, the National Environmental Education Policy enphasis that formal education has to be in evidence and teachers are responsible to start up this practice. Thus, this article argues how environmental education has been introduced during the preparation of Geography teachers and how are they effectively prepared for teaching practices. Moreover, it presents a proposal to introduce environmental education for the upper courses of the UFT following the example of Federal University of Uberlândia. In addition, through the resolution No. 26/2012 of the University Council, this changing towards the most current development, will contribute significantly to the quality of education and the well-being of society. This idea is seen positively by the students from the perspective of innovating methods of pedagogical practices of environmental education. The University must and can collaborate in sharing this idea and we hope seeing soon the results of this work in academic life and society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectGeografia Estudo e ensino Araguaina (TO)por
dc.subjectEducação ambiental Araguaina (TO)por
dc.titleA educação ambiental na formação de professores de geografia em Araguaina (TO): conexões de saberespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760536T6por
dc.contributor.referee1Nehme, Valéria Guimarães de Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746048U4por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784566Z4por
dc.contributor.referee3Rodrigues, Jean Carlos
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773104Z1por
dc.contributor.referee4Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745861E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778113H5por
dc.description.degreenameDoutor em Geografiapor
dc.description.resumoO título da pesquisa A Educação Ambiental na formação de professores de Geografia em Araguaína (TO): conexões de saberes nos remete à problemática motivadora para a realização desta investigação, a saber, a constatação de que muitos graduandos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do curso de licenciatura em Geografia, apresentam insegurança para inserir a Educação Ambiental (EA) nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa utilizou a aplicação de questionários a 18 alunos, do 8° período de Geografia, estando seu modelo em anexo (Anexo I). A metodologia adotada para a interpretação dos dados se deu em uma abordagem qualitativa, de forma criteriosa. Foram analisados ainda dados secundários, referentes à instituição universitária. Ao longo do trabalho, discutiu-se que a legislação brasileira garante o conhecimento em EA, voltado para o ensino nos seus diversos níveis acadêmicos. No entanto, para os acadêmicos do curso de Geografia em questão, isso não corresponde à realidade, pois os mesmos não se sentem teórica e metodologicamente preparados em sua formação. A EA vem se confirmando como uma necessidade à solução, à minimização e à preservação dos problemas que atingem todo o planeta. Nesse sentido, a educação formal, incluindo todas as formas e modalidades de ensino, tem um papel de destaque e, ao professor, cabe a responsabilidade de inserir a EA na sua prática de ensino, como recomenda a Política Nacional de Educação Ambiental. A indagação relaciona-se, portanto, com o preparo dos docentes durante sua formação e, desse modo, nossa pesquisa pretende analisar de que forma a EA vem sendo inserida na formação de professores do curso de Geografia, na UFT, na cidade de Araguaína. O objetivo desta tese é apresentar uma proposta de inserção da EA nos cursos superiores da UFT, uma vez que temos exemplos de universidade no Brasil que já criaram suas leis para regulamentar a EA no ensino superior. A Universidade Federal de Uberlândia, por exemplo, através da Resolução nº 26, de 2012, do Conselho Universitário já possui essa regulamentação. Acredita-se que a UFT irá avançar com essas mudanças voltadas para o desenvolvimento atual, sendo que o momento exige que a EA contribua de forma significativa com a qualidade do ensino e com o bem estar da sociedade. Os acadêmicos tiveram um olhar bastante promissor sobre a ideia de praticar a EA com referenciais teórico-metodológicos que venham prepará-los melhor para um mundo em constantes mudanças. A universidade deve e pode colaborar com esse conhecimento e espera-se que este trabalho contribua com a comunidade acadêmica e com a sociedade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:TESE - Geografia

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