Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Narrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutor |
Autor: | Colmanetti, Debliane Pavini de Melo |
Primer orientador: | Mello, Dilma Maria de |
Primer miembro de la banca: | Felice, Maria Inês Vasconcelos |
Segundo miembro de la banca: | Maciel, Ruberval Franco |
Resumen: | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender como pode ser a construção de conhecimento prático-profissional durante minha atuação como professora tutora. Os objetivos específicos foram: (a) narrar e problematizar as experiências vividas na função de tutoria virtual no curso PROEJA e (b) discutir o processo de construção de meu conhecimento prático-profissional durante a minha atuação na tutoria virtual do curso PROEJA. O contexto desta pesquisa foi um curso de pós-graduação, denominado Educação Profissional Integrada e Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto-PROEJA, doravante chamarei apenas de PROEJA, direcionado para a formação de professores para atuarem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta pesquisa eu atuei como participante e pesquisadora. Trabalhei com as problemáticas referentes à construção dos conhecimentos prático-profissional e prático pessoal, abordei as concepções de tutor e tutoria e as algumas bases legais sobre a Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa foi realizada considerando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa Clandinin & Connelly (2000; 2011). Busquei também respaldo na teoria de Dewey (1938; 2011) que aponta a experiência como um caminho teórico para a pesquisa tendo como princípios a interação e a continuidade. A análise dos textos de campo foi realizada em uma perspectiva de composição de sentidos, como abordado por Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). Após narrar as minhas vivências como professora tutora e após compor sentido dessas experiências, percebi que há a necessidade de pensar a respeito da construção do conhecimento prático- profissional do professor tutor, da valorização deste conhecimento e do papel que este desempenha no contexto da educação a distância. |
Abstract: | The main objective of this master‟s degree dissertation is to understand the development of practical-professional knowledge during my work as a tutor teacher. The specific objectives were: (a) narrate and problematize the experiences lived in my job as an on-line tutor in the PROEJA course and (b) discuss the development of my practical-professional knowledge during the work as an on-line tutor of PROEJA. The context of this research was a post-graduation course called Integrated Professional Education and Elementary Education for Young People and Adult Learners (PROEJA acronym in Portuguese), henceforth named PROEJA, focused on the education of teachers to be who would work in Young People and Adults Education (EJA acronym in Portuguese). I was a participant and a researcher in this research. I worked with the issue of practical-professional knowledge development and practical-personal, I approached the concepts of tutor and tutoring and some legal aspects of Distance Education (Ead acronym in Portuguese). I carried this research considering the narrative inquiry theory and methodology by Clandinin & Connelly (2000; 2011). I found support in the theory of Dewey (1938; 2011) which points at the experience as a theoretical way to do research, considering as principals the interaction and continuity. The analysis of the field texts was done through the perspective of making meaning, as approached by Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). After narrating living experiences as a teacher (tutor) and after making meaning of these experiences, I noticed that there is a need for thinking about the development of practical-professional knowledge of tutor teacher , the appreciation of this knowledge and the role that it has in the context of distance education. |
Palabras clave: | PROEJA Curso a distância Tutoria Pesquisa narrativa Conhecimento prático-profissional e prático-pessoal Distance course Tutoring Narrative inquiry Practical-personal and practical-professional knowledge Ensino virtual Ensino a distância Professores - Formação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | COLMANETTI, Debliane Pavini de Melo. Narrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutor. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.42 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.42 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493 |
Fecha de defensa: | 15-feb-2016 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NarrativasTutoraEntendendo.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.