Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColmanetti, Debliane Pavini de Melo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:35Z-
dc.date.available2016-05-13-
dc.date.available2016-06-22T18:42:35Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.citationCOLMANETTI, Debliane Pavini de Melo. Narrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutor. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.42por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493-
dc.description.abstractThe main objective of this master‟s degree dissertation is to understand the development of practical-professional knowledge during my work as a tutor teacher. The specific objectives were: (a) narrate and problematize the experiences lived in my job as an on-line tutor in the PROEJA course and (b) discuss the development of my practical-professional knowledge during the work as an on-line tutor of PROEJA. The context of this research was a post-graduation course called Integrated Professional Education and Elementary Education for Young People and Adult Learners (PROEJA acronym in Portuguese), henceforth named PROEJA, focused on the education of teachers to be who would work in Young People and Adults Education (EJA acronym in Portuguese). I was a participant and a researcher in this research. I worked with the issue of practical-professional knowledge development and practical-personal, I approached the concepts of tutor and tutoring and some legal aspects of Distance Education (Ead acronym in Portuguese). I carried this research considering the narrative inquiry theory and methodology by Clandinin & Connelly (2000; 2011). I found support in the theory of Dewey (1938; 2011) which points at the experience as a theoretical way to do research, considering as principals the interaction and continuity. The analysis of the field texts was done through the perspective of making meaning, as approached by Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). After narrating living experiences as a teacher (tutor) and after making meaning of these experiences, I noticed that there is a need for thinking about the development of practical-professional knowledge of tutor teacher , the appreciation of this knowledge and the role that it has in the context of distance education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectCurso a distânciapor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectConhecimento prático-profissional e prático-pessoalpor
dc.subjectDistance courseeng
dc.subjectTutoringeng
dc.subjectNarrative inquiryeng
dc.subjectPractical-personal and practical-professional knowledgeeng
dc.subjectEnsino virtualpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.titleNarrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee1Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee2Maciel, Ruberval Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704975A7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4675056D3por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender como pode ser a construção de conhecimento prático-profissional durante minha atuação como professora tutora. Os objetivos específicos foram: (a) narrar e problematizar as experiências vividas na função de tutoria virtual no curso PROEJA e (b) discutir o processo de construção de meu conhecimento prático-profissional durante a minha atuação na tutoria virtual do curso PROEJA. O contexto desta pesquisa foi um curso de pós-graduação, denominado Educação Profissional Integrada e Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto-PROEJA, doravante chamarei apenas de PROEJA, direcionado para a formação de professores para atuarem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta pesquisa eu atuei como participante e pesquisadora. Trabalhei com as problemáticas referentes à construção dos conhecimentos prático-profissional e prático pessoal, abordei as concepções de tutor e tutoria e as algumas bases legais sobre a Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa foi realizada considerando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa Clandinin & Connelly (2000; 2011). Busquei também respaldo na teoria de Dewey (1938; 2011) que aponta a experiência como um caminho teórico para a pesquisa tendo como princípios a interação e a continuidade. A análise dos textos de campo foi realizada em uma perspectiva de composição de sentidos, como abordado por Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). Após narrar as minhas vivências como professora tutora e após compor sentido dessas experiências, percebi que há a necessidade de pensar a respeito da construção do conhecimento prático- profissional do professor tutor, da valorização deste conhecimento e do papel que este desempenha no contexto da educação a distância.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.42pt_BR
dc.orcid.putcode81765634-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasTutoraEntendendo.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.