Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Narrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutor
metadata.dc.creator: Colmanetti, Debliane Pavini de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Dilma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Felice, Maria Inês Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Ruberval Franco
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender como pode ser a construção de conhecimento prático-profissional durante minha atuação como professora tutora. Os objetivos específicos foram: (a) narrar e problematizar as experiências vividas na função de tutoria virtual no curso PROEJA e (b) discutir o processo de construção de meu conhecimento prático-profissional durante a minha atuação na tutoria virtual do curso PROEJA. O contexto desta pesquisa foi um curso de pós-graduação, denominado Educação Profissional Integrada e Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto-PROEJA, doravante chamarei apenas de PROEJA, direcionado para a formação de professores para atuarem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta pesquisa eu atuei como participante e pesquisadora. Trabalhei com as problemáticas referentes à construção dos conhecimentos prático-profissional e prático pessoal, abordei as concepções de tutor e tutoria e as algumas bases legais sobre a Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa foi realizada considerando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa Clandinin & Connelly (2000; 2011). Busquei também respaldo na teoria de Dewey (1938; 2011) que aponta a experiência como um caminho teórico para a pesquisa tendo como princípios a interação e a continuidade. A análise dos textos de campo foi realizada em uma perspectiva de composição de sentidos, como abordado por Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). Após narrar as minhas vivências como professora tutora e após compor sentido dessas experiências, percebi que há a necessidade de pensar a respeito da construção do conhecimento prático- profissional do professor tutor, da valorização deste conhecimento e do papel que este desempenha no contexto da educação a distância.
Abstract: The main objective of this master‟s degree dissertation is to understand the development of practical-professional knowledge during my work as a tutor teacher. The specific objectives were: (a) narrate and problematize the experiences lived in my job as an on-line tutor in the PROEJA course and (b) discuss the development of my practical-professional knowledge during the work as an on-line tutor of PROEJA. The context of this research was a post-graduation course called Integrated Professional Education and Elementary Education for Young People and Adult Learners (PROEJA acronym in Portuguese), henceforth named PROEJA, focused on the education of teachers to be who would work in Young People and Adults Education (EJA acronym in Portuguese). I was a participant and a researcher in this research. I worked with the issue of practical-professional knowledge development and practical-personal, I approached the concepts of tutor and tutoring and some legal aspects of Distance Education (Ead acronym in Portuguese). I carried this research considering the narrative inquiry theory and methodology by Clandinin & Connelly (2000; 2011). I found support in the theory of Dewey (1938; 2011) which points at the experience as a theoretical way to do research, considering as principals the interaction and continuity. The analysis of the field texts was done through the perspective of making meaning, as approached by Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001). After narrating living experiences as a teacher (tutor) and after making meaning of these experiences, I noticed that there is a need for thinking about the development of practical-professional knowledge of tutor teacher , the appreciation of this knowledge and the role that it has in the context of distance education.
Keywords: PROEJA
Curso a distância
Tutoria
Pesquisa narrativa
Conhecimento prático-profissional e prático-pessoal
Distance course
Tutoring
Narrative inquiry
Practical-personal and practical-professional knowledge
Ensino virtual
Ensino a distância
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: COLMANETTI, Debliane Pavini de Melo. Narrativas de uma tutora : entendendo a construção do conhecimento prático-profissional do professor tutor. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15493
Issue Date: 15-Feb-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasTutoraEntendendo.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.