Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15462
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Histórias de uma professora e o uso da tecnologia digital: o chat educacional em um contexto de ensino de inglês |
Autor(es): | Silva, Valdirene Elizabeth Coelho |
Primeiro orientador: | Mello, Dilma Maria de |
Primeiro membro da banca: | Ribas, Fernanda Costa |
Segundo membro da banca: | Ifa, Sérgio |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo narrar e estudar uma experiência de uso do chat educacional em contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, apresento as histórias vividas por mim e meus alunos, participantes desta pesquisa, os quais estudam em uma instituição pública de ensino técnico integrado ao ensino médio, de uma cidade da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Considerando a concepção de chat como gênero digital emergente (ABREU-TARDELLI, 2010; COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010) e como espaço de interação (GERVAI, 2004; MOTTA-ROTH, 2010), e tendo a Pesquisa Narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2006; 2011) como caminho teórico-metodológico, pretendi compreender a experiência vivida, por meio de histórias e da composição de sentidos (ELY, VINZ, DOWNING e ANZUL, 2001) a partir dessas histórias. Como referencial teórico, apoio-me em autores os quais discutem aspectos que envolvem a interação em ambiente virtual, por meio do chat, na aprendizagem de línguas como Chaves (2010) e Motta- Roth (2010); apresento também algumas concepções de chat de acordo com Abreu-Tardelli (2006), Gervai (2004), entre outros. Embaso-me em Berge (1995), Palloff e Pratt (1999), entre outros, para tratar do papel docente no ambiente virtual de ensino e aprendizagem, e, em Jonassen et. al. (2008) e Maia e Mattar (2007), para tratar do papel discente nesse ambiente. Aponto que a experiência de busca pela inserção da tecnologia digital no meu fazer docente, por meio do uso da ferramenta chat, provocou-me reflexões importantes, sobretudo, com relação à necessidade de ter bem definidos os meus objetivos e o meu papel como docente ao lidar com as tecnologias digitais em minha prática, de forma a fazer uso mais apropriado delas para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Menciono também a troca de experiências juntamente ao aspecto colaborativo em que o uso do chat nos envolveu, proporcionando-nos a possibilidade de os alunos-participantes e eu construirmos conhecimentos juntos, seja em relação ao uso da língua ou da tecnologia digital. |
Abstract: | This research aims to narrate and analyze an experience of using the educational chat in the context of English language teaching and learning. Therefore, I present the stories lived by myself and my students, participants of this research, and who study at a public institution of technical education integrated into the high school, from a city in the region of Alto Paranaíba, Minas Gerais. Considering the conception of chat as emerging digital genre (ABREU-TARDELLI, 2010; COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010) and as an interaction space (GERVAI, 2004; MOTTA-ROTH, 2010), and taking Narrative Inquiry (CLANDININ e CONNELLY, 2006; 2011) as a theoretical-methodological approach, I wanted to understand the lived experience, through stories and composition of meanings (ELY, VINZ, DOWNING e ANZUL, 2001) from these stories. As theoretical reference, I support myself in authors which discuss aspects involving interaction in a virtual environment, using the chat tool, in language learning like Chaves (2010) and Motta-Roth (2010); I also present some conceptions of chat according to Abreu-Tardelli (2006), Gervai (2004), among others. I base myself in Berge (1995), Palloff and Pratt (1999), among others, to address the role of teachers in the virtual environment for teaching and learning, and, in Jonassen et. al. (2008) and Maia and Mattar (2007), to treat the role of students in this environment. I point out that the search experience by insertion of digital technology in my teaching practice, by using the chat tool, led me important insights, especially regarding the need to have clearly defined goals and my role as a teacher to deal with digital technologies in my practice, in order to make proper use of them for the process of teaching and learning of English. I also mention the sharing of experiences and the collaborative aspect in which using chat got us involved, giving us, students-participants and me, the possibility of building knowledge together whether in relation to the use of language or the use of digital technology. |
Palavras-chave: | Experiência Chat educacional Pesquisa narrativa Ensino aprendizagem de Língua Inglesa Tecnologia digital Experience Educational chat Narrative inquiry Teaching and learning of English Digital technology Língua inglesa Estudo e ensino Tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SILVA, Valdirene Elizabeth Coelho. Histórias de uma professora e o uso da tecnologia digital: o chat educacional em um contexto de ensino de inglês. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.132 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.132 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15462 |
Data de defesa: | 25-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistoriasProfessoraUso.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
HistoriasProfessoraUso_Ficha.pdf | 28.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.