Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Valdirene Elizabeth Coelho-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:31Z-
dc.date.available2014-07-23-
dc.date.available2016-06-22T18:42:31Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Valdirene Elizabeth Coelho. Histórias de uma professora e o uso da tecnologia digital: o chat educacional em um contexto de ensino de inglês. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.132por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15462-
dc.description.abstractThis research aims to narrate and analyze an experience of using the educational chat in the context of English language teaching and learning. Therefore, I present the stories lived by myself and my students, participants of this research, and who study at a public institution of technical education integrated into the high school, from a city in the region of Alto Paranaíba, Minas Gerais. Considering the conception of chat as emerging digital genre (ABREU-TARDELLI, 2010; COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010) and as an interaction space (GERVAI, 2004; MOTTA-ROTH, 2010), and taking Narrative Inquiry (CLANDININ e CONNELLY, 2006; 2011) as a theoretical-methodological approach, I wanted to understand the lived experience, through stories and composition of meanings (ELY, VINZ, DOWNING e ANZUL, 2001) from these stories. As theoretical reference, I support myself in authors which discuss aspects involving interaction in a virtual environment, using the chat tool, in language learning like Chaves (2010) and Motta-Roth (2010); I also present some conceptions of chat according to Abreu-Tardelli (2006), Gervai (2004), among others. I base myself in Berge (1995), Palloff and Pratt (1999), among others, to address the role of teachers in the virtual environment for teaching and learning, and, in Jonassen et. al. (2008) and Maia and Mattar (2007), to treat the role of students in this environment. I point out that the search experience by insertion of digital technology in my teaching practice, by using the chat tool, led me important insights, especially regarding the need to have clearly defined goals and my role as a teacher to deal with digital technologies in my practice, in order to make proper use of them for the process of teaching and learning of English. I also mention the sharing of experiences and the collaborative aspect in which using chat got us involved, giving us, students-participants and me, the possibility of building knowledge together whether in relation to the use of language or the use of digital technology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectChat educacionalpor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectEnsino aprendizagem de Língua Inglesapor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectEducational chateng
dc.subjectNarrative inquiryeng
dc.subjectTeaching and learning of Englisheng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectLíngua inglesa Estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.titleHistórias de uma professora e o uso da tecnologia digital: o chat educacional em um contexto de ensino de inglêspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702278Z0por
dc.contributor.referee2Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769752P8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483000A6por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo narrar e estudar uma experiência de uso do chat educacional em contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, apresento as histórias vividas por mim e meus alunos, participantes desta pesquisa, os quais estudam em uma instituição pública de ensino técnico integrado ao ensino médio, de uma cidade da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Considerando a concepção de chat como gênero digital emergente (ABREU-TARDELLI, 2010; COSTA, 2009; MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010) e como espaço de interação (GERVAI, 2004; MOTTA-ROTH, 2010), e tendo a Pesquisa Narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2006; 2011) como caminho teórico-metodológico, pretendi compreender a experiência vivida, por meio de histórias e da composição de sentidos (ELY, VINZ, DOWNING e ANZUL, 2001) a partir dessas histórias. Como referencial teórico, apoio-me em autores os quais discutem aspectos que envolvem a interação em ambiente virtual, por meio do chat, na aprendizagem de línguas como Chaves (2010) e Motta- Roth (2010); apresento também algumas concepções de chat de acordo com Abreu-Tardelli (2006), Gervai (2004), entre outros. Embaso-me em Berge (1995), Palloff e Pratt (1999), entre outros, para tratar do papel docente no ambiente virtual de ensino e aprendizagem, e, em Jonassen et. al. (2008) e Maia e Mattar (2007), para tratar do papel discente nesse ambiente. Aponto que a experiência de busca pela inserção da tecnologia digital no meu fazer docente, por meio do uso da ferramenta chat, provocou-me reflexões importantes, sobretudo, com relação à necessidade de ter bem definidos os meus objetivos e o meu papel como docente ao lidar com as tecnologias digitais em minha prática, de forma a fazer uso mais apropriado delas para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Menciono também a troca de experiências juntamente ao aspecto colaborativo em que o uso do chat nos envolveu, proporcionando-nos a possibilidade de os alunos-participantes e eu construirmos conhecimentos juntos, seja em relação ao uso da língua ou da tecnologia digital.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.132por
dc.orcid.putcode81765624-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriasProfessoraUso.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
HistoriasProfessoraUso_Ficha.pdf28.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.