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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Diário reflexivo e avaliação formativa nas aulas de língua inglesa da educação básica: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Silva, Márcia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Felice, Maria Inês Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Dilma Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Szundy, Paula Tatianne Carréra
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar de que maneira a escrita de diários reflexivos podem se configurar como uma ferramenta de avaliação formativa em salas de aula. Os diários foram escritos, em uma média de quatro por aluno, por duas turmas do nono ano de uma escola da rede estadual pública de Uberlândia-MG, na disciplina de língua inglesa, no ano de 2012. Para nortear a investigação, propus como perguntas de pesquisa: 1. Como o diário reflexivo, escrito pelos alunos, pode funcionar como uma ferramenta de avaliação formativa nas aulas de língua inglesa? 2. Como escrever o diário pode colaborar com a reflexão que o professor constrói sobre sua prática? Para discutir teoricamente sobre diários baseeie-me em Galhardo (2009), Liberali, (1999), Soares (2006), dentre outros. Como tive interesse na questão da reflexão em ambiente escolar, discuti a temática com base em Liberali (1999) e Zabalza (2004). Sobre a discussão acerca da temática da avaliação formativa, mobilizei autores como Felice (2005), Fidalgo (2002), dentre outros pesquisadores. Este trabalho se inscreveu em um quadro metodológico de Pesquisa Qualitativa, com cunho interpretativista. Dentro deste quadro, esta dissertação se inseriu na modalidade Estudo de Caso, com base em Stake (1995). Os dados foram organizados em categorias temáticas com base em Bardin (1977). As análises revelaram que o diário reflexivo pode funcionar como uma ferramenta de avaliação formativa profícua. Foi possível notar, por meio dos dados analisados, que a avaliação formativa está relacionada à interação, pois quando o aluno interage com o contexto, ele tem mais chances de refletir sobre si mesmo e também sobre o que o rodeia. Com relação à análise dos diários da professora, foi possível perceber que ela refletiu sobre suas práticas tendo como base sua relação com os alunos e os conteúdos de seus diários. Portanto, o diário reflexivo contribuiu para a prática pedagógica da professora na medida em que ela, ao escrever e ler os diários dos alunos, refletiu sobre fatos que talvez não percebesse com outros instrumentos.
Abstract: This dissertation aimed to investigate how writing reflexive journals may be used as a formative assessment tool in classrooms. An average of four journals were written per student from two ninth grade English classes in a state public school in Uberlandia, MG in 2012. To guide the research, I established the following research questions: 1. How can the reflexive journal, written by the students, work as a formative assessment tool in English language classes?, 2. How teacher`s reflection may be affected by writing journals about their own teaching practice? I based my theoretical discussion on Galhardo (2009), Liberali, (1999) and Soares (2006), among others. As I had some interest in reflection in the educational environment, I discussed this theme based on Liberali (1999) and Zabalza (2004). To discuss formative assessment, I used authors such as Felice (2005) and Fidalgo (2002), among other researchers. This work is found within a methodological framework of qualitative research, with interpretive nature. Within this framework, this dissertation is a Case Study based on Stake (1995) and the data were organized into thematic categories based on Bardin (1977). The analyses revealed that the reflexive journal may work as a profitable formative assessment tool. I observed that the formative assessment is related to interaction, because when the student interacts with the educational context, he/she has more chances to reflect about himself/herself and also about what surrounds him/her. Regarding the analysis from the teacher s journals, I noticed that she reflected about her practices based on her relationship with the students and their journals contents. Therefore, the reflexive journal may positively contribute to the teacher\'s pedagogical practice because when she reads the students\' journals, she reflects about facts that she may not notice with other instruments.
Keywords: Linguística Aplicada
Diário reflexivo
Avaliação formativa
Língua Inglesa
Ensino-avaliação-aprendizagem
Applied Linguistics
Reflexive diary
Formative assessment
English language
Teaching-assessment-learning
Língua Inglesa - estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: SILVA, Márcia Aparecida. Diário reflexivo e avaliação formativa nas aulas de língua inglesa da educação básica: um estudo de caso. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15452
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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