Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Márcia Aparecida-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:30Z-
dc.date.available2014-06-03-
dc.date.available2016-06-22T18:42:30Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Aparecida. Diário reflexivo e avaliação formativa nas aulas de língua inglesa da educação básica: um estudo de caso. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.102por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15452-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate how writing reflexive journals may be used as a formative assessment tool in classrooms. An average of four journals were written per student from two ninth grade English classes in a state public school in Uberlandia, MG in 2012. To guide the research, I established the following research questions: 1. How can the reflexive journal, written by the students, work as a formative assessment tool in English language classes?, 2. How teacher`s reflection may be affected by writing journals about their own teaching practice? I based my theoretical discussion on Galhardo (2009), Liberali, (1999) and Soares (2006), among others. As I had some interest in reflection in the educational environment, I discussed this theme based on Liberali (1999) and Zabalza (2004). To discuss formative assessment, I used authors such as Felice (2005) and Fidalgo (2002), among other researchers. This work is found within a methodological framework of qualitative research, with interpretive nature. Within this framework, this dissertation is a Case Study based on Stake (1995) and the data were organized into thematic categories based on Bardin (1977). The analyses revealed that the reflexive journal may work as a profitable formative assessment tool. I observed that the formative assessment is related to interaction, because when the student interacts with the educational context, he/she has more chances to reflect about himself/herself and also about what surrounds him/her. Regarding the analysis from the teacher s journals, I noticed that she reflected about her practices based on her relationship with the students and their journals contents. Therefore, the reflexive journal may positively contribute to the teacher\'s pedagogical practice because when she reads the students\' journals, she reflects about facts that she may not notice with other instruments.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística Aplicadapor
dc.subjectDiário reflexivopor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectEnsino-avaliação-aprendizagempor
dc.subjectApplied Linguisticseng
dc.subjectReflexive diaryeng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTeaching-assessment-learningeng
dc.subjectLíngua Inglesa - estudo e ensinopor
dc.titleDiário reflexivo e avaliação formativa nas aulas de língua inglesa da educação básica: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee2Szundy, Paula Tatianne Carréra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201A1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210457E2por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar de que maneira a escrita de diários reflexivos podem se configurar como uma ferramenta de avaliação formativa em salas de aula. Os diários foram escritos, em uma média de quatro por aluno, por duas turmas do nono ano de uma escola da rede estadual pública de Uberlândia-MG, na disciplina de língua inglesa, no ano de 2012. Para nortear a investigação, propus como perguntas de pesquisa: 1. Como o diário reflexivo, escrito pelos alunos, pode funcionar como uma ferramenta de avaliação formativa nas aulas de língua inglesa? 2. Como escrever o diário pode colaborar com a reflexão que o professor constrói sobre sua prática? Para discutir teoricamente sobre diários baseeie-me em Galhardo (2009), Liberali, (1999), Soares (2006), dentre outros. Como tive interesse na questão da reflexão em ambiente escolar, discuti a temática com base em Liberali (1999) e Zabalza (2004). Sobre a discussão acerca da temática da avaliação formativa, mobilizei autores como Felice (2005), Fidalgo (2002), dentre outros pesquisadores. Este trabalho se inscreveu em um quadro metodológico de Pesquisa Qualitativa, com cunho interpretativista. Dentro deste quadro, esta dissertação se inseriu na modalidade Estudo de Caso, com base em Stake (1995). Os dados foram organizados em categorias temáticas com base em Bardin (1977). As análises revelaram que o diário reflexivo pode funcionar como uma ferramenta de avaliação formativa profícua. Foi possível notar, por meio dos dados analisados, que a avaliação formativa está relacionada à interação, pois quando o aluno interage com o contexto, ele tem mais chances de refletir sobre si mesmo e também sobre o que o rodeia. Com relação à análise dos diários da professora, foi possível perceber que ela refletiu sobre suas práticas tendo como base sua relação com os alunos e os conteúdos de seus diários. Portanto, o diário reflexivo contribuiu para a prática pedagógica da professora na medida em que ela, ao escrever e ler os diários dos alunos, refletiu sobre fatos que talvez não percebesse com outros instrumentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.102por
dc.orcid.putcode81765608-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiarioReflexivoAvaliacao.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.