Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15427
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias metacognitivas de leitura e consolidação da memória de longo prazo
Autor(es): Fonseca, Gilda Maria Rodrigues
Primeiro orientador: Jesus, Osvaldo Freitas de
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Celia Assuncao
Segundo membro da banca: Lopes, Ederaldo Jose
Resumo: Esta pesquisa verificou as relações entre o processamento e a consolidação de informações de textos teórico-científicos por meio de estratégias metacognitivas envolvidas na leitura. Investigamos se acadêmicos, ao re-elaborarem as informações de um texto por meio destas estratégias, seriam auxiliados na compreensão do que leram e na consolidação da informação na memória de longo prazo. Analisamos, em primeiro momento, a proficiência em leitura do grupo de intervenção e controle, bem como a sua consciência metacognitiva de estratégia de leitura. Em seguida, os participantes receberam intervenções, envolvendo explícito treinamento em estratégias (grupo de intervenção) ou um conjunto similar de instruções, mas sem treinamento explícito (grupo de controle). Após a avaliação, o grupo de intervenção revelou ganhos significativamente superiores ao grupo de controle. Segundo este resultado, confirmamos a hipótese inicial de que as estratégias metacognitivas puderam promover o controle consciente do processo de aprendizagem, permitindo ao grupo de intervenção compreender e guardar mais informações do texto estudado. Esses resultados demonstram que é possível desenvolver atividades instrucionais que implementem estratégias mnemônicas significativas em sala de aula, visto que são procedimentos que também são responsáveis pela compreensão.
Abstract: This research looks into the relationship between the processing and consolidation of information in theoretical and scientific texts by means of metacognitive strategies involved in the reading process. It was investigated whether academic students, when restructuring the information from a text through these strategies, would be assisted in the understanding of the text and in the consolidation of information in the long-term memory. We analysed, at first, the proficiency of both the intervention and control groups, as well as their reading strategy metacognitive awareness. Afterwards, the participants received intervention, involving explicit training in strategies (intervention group), or a similar set of instructions, but no explicit training (control group). After the examination, the intervention group showed significantly greater gains than the control group. According to the result, we confirm the initial hypothesis that the metacognitive strategies were able to promote the conscious control of the learning process, allowing the intervention group to understand and to retain more information from the studied text. These results demonstrate that it is possible to develop instructional activities which implement meaningful mnemonic strategies in the classroom, since they are procedures which also are responsible for comprehension.
Palavras-chave: Ciência cognitiva
Estratégias metacognitivas
Memória de longo prazo
Leitura
Cognitive sciences
Metacognitive strategies
Long-term memory
Reading
Linguística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: FONSECA, Gilda Maria Rodrigues. Estratégias metacognitivas de leitura e consolidação da memória de longo prazo. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15427
Data de defesa: 19-Jul-2006
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMRFonsecaDISSPRT.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.