Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Gilda Maria Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:27Z-
dc.date.available2006-09-27
dc.date.available2016-06-22T18:42:27Z-
dc.date.issued2006-07-19
dc.identifier.citationFONSECA, Gilda Maria Rodrigues. Estratégias metacognitivas de leitura e consolidação da memória de longo prazo. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15427-
dc.description.abstractThis research looks into the relationship between the processing and consolidation of information in theoretical and scientific texts by means of metacognitive strategies involved in the reading process. It was investigated whether academic students, when restructuring the information from a text through these strategies, would be assisted in the understanding of the text and in the consolidation of information in the long-term memory. We analysed, at first, the proficiency of both the intervention and control groups, as well as their reading strategy metacognitive awareness. Afterwards, the participants received intervention, involving explicit training in strategies (intervention group), or a similar set of instructions, but no explicit training (control group). After the examination, the intervention group showed significantly greater gains than the control group. According to the result, we confirm the initial hypothesis that the metacognitive strategies were able to promote the conscious control of the learning process, allowing the intervention group to understand and to retain more information from the studied text. These results demonstrate that it is possible to develop instructional activities which implement meaningful mnemonic strategies in the classroom, since they are procedures which also are responsible for comprehension.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência cognitivapor
dc.subjectEstratégias metacognitivaspor
dc.subjectMemória de longo prazopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCognitive scienceseng
dc.subjectMetacognitive strategieseng
dc.subjectLong-term memoryeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.titleEstratégias metacognitivas de leitura e consolidação da memória de longo prazopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Celia Assuncao
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709049E4por
dc.contributor.referee2Lopes, Ederaldo Jose
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784575E8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709793H6por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEsta pesquisa verificou as relações entre o processamento e a consolidação de informações de textos teórico-científicos por meio de estratégias metacognitivas envolvidas na leitura. Investigamos se acadêmicos, ao re-elaborarem as informações de um texto por meio destas estratégias, seriam auxiliados na compreensão do que leram e na consolidação da informação na memória de longo prazo. Analisamos, em primeiro momento, a proficiência em leitura do grupo de intervenção e controle, bem como a sua consciência metacognitiva de estratégia de leitura. Em seguida, os participantes receberam intervenções, envolvendo explícito treinamento em estratégias (grupo de intervenção) ou um conjunto similar de instruções, mas sem treinamento explícito (grupo de controle). Após a avaliação, o grupo de intervenção revelou ganhos significativamente superiores ao grupo de controle. Segundo este resultado, confirmamos a hipótese inicial de que as estratégias metacognitivas puderam promover o controle consciente do processo de aprendizagem, permitindo ao grupo de intervenção compreender e guardar mais informações do texto estudado. Esses resultados demonstram que é possível desenvolver atividades instrucionais que implementem estratégias mnemônicas significativas em sala de aula, visto que são procedimentos que também são responsáveis pela compreensão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765546-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMRFonsecaDISSPRT.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.