Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15357
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Eba! Educação com base em arte: cenas de uma experiência de aprender a ensinar com a linguagem da arte
Author: Arantes, Thays Gonçalves
First Advisor: Mello, Dilma Maria de
First member of the Committee: Felice, Maria Inês Vasconcelos
Second member of the Committee: Telles, João Antonio
Summary: Este trabalho tem como objetivos descrever e analisar criticamente: (1) a experiência de aprender a ensinar com a linguagem da arte; (2) a educação de professores, principalmente da professora pesquisadora a partir da experiência de se aprender a ensinar com a linguagem da arte. Esta pesquisa foi desenvolvida no palco da Pesquisa Narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1988, 1990, 1995, 1998, 2004, CLANDININ; CONNELLY, 1986, 1994, 1995, 2000, CLANDININ, 2007, MELLO, 1999, 2004) que apresenta as experiências de vida e de sala de aula, como um caminho para a reflexão de professores e da Pesquisa com Base em Arte (EISNER,1991, 2002, DIAMOND, 1997,1999, TELLES, 1991, 1997, 1998a, 1998 b, 1999, 2004, 2005, 2007, DUARTE, 2001). A geração dos textos de campo foi motivada ou resultou, em grande parte, em atividades artísticas e o texto de pesquisa foi composto utilizando várias formas de expressão da linguagem da arte. Para a realização desta pesquisa, parte da composição dos textos de campo aconteceu em um curso de Educação com Base em Arte, em uma universidade brasileira, com 28 professores de variadas áreas do conhecimento. A composição dos textos de campos se deu por meio das fichas de inscrição, dos planejamentos dos encontros do curso, gravações em áudio, diários reflexivos, análise das narrativas, das produções artísticas e nãoartísticas dos participantes do curso de Educação com Base em Arte. A transformação dos textos de campo em texto de pesquisa aconteceu a partir da composição de temas e de sentidos das histórias vividas, de acordo com Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). A partir das composições de sentido dos textos de campo foi possível ver a Educação com Base em Arte como um espaço que possibilita a educação de professores e o trabalho com a diversidade, valorizando a cognição e as emoções. As composições de sentido nos possibilitaram ainda entender a linguagem da arte como um instrumento que permite ao professor narrar, refletir e compartilhar suas experiências de vida e educacionais a partir de variadas formas de expressão da linguagem da arte.
Abstract: The aim of this dissertation is to critically describe and analyze: (1) an experience of learning to teach with the language of art; (2) the teacher education, specially the teachers educator, in the experience of learning to teach with the language of art; This research was developed in the stage of Narrative Inquiry (CONNELLY; CLANDININ, 1988, 1990, 1995, 1998, 2004, CLANDININ; CONNELLY, 1986, 1994, 1995, 2000, CLANDININ, 2007, MELLO, 1999, 2004) that presents life and educational experiences as a way to teachers reflection and in the stage of Art-based Research (EISNER,1991, 2002, DIAMOND, 1997,1999, TELLES, 1991, 1997, 1998a, 1998 b, 1999, 2004, 2005, 2007, DUARTE, 2001). The generation of field texts was motivated or resulted, in the most, by artistic activities and the research text was composed by means of many forms of expression of the language of art. In order to develop this research, part of the composition of the field texts took place during an Art-Based Education course, at a Brazilian university, with 28 teachers from many knowledge areas. The field texts were composed by the inscription forms, the teacher s educator course plans, audio records, reflective diaries, narrative analyses and analyses of the artistic and non-artistic productions of the course participants. The transformation of the field texts into research text took place with the creation of themes and the meaning composition based on the studies of Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). From the meaning composition of the field texts we were able to see art-based education as a space that makes possible the teacher education, working with diversity and valuing cognition and emotions. The meaning composition also showed us the language of art as an instrument that allows teachers to narrate, reflect and share their experiences of life and education using different forms of expression of the language of art.
Keywords: Pesquisa narrativa
Pesquisa com base em arte
Educação de professores
Linguística aplicada
Narrative inquiry
Art-based research
Teacher education
Applied linguistics
Arte e educação
Professores - Formação
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Linguística Letras e Artes
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: ARANTES, Thays Gonçalves. Eba! Educação com base em arte: cenas de uma experiência de aprender a ensinar com a linguagem da arte. 2009. 221 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15357
Date of defense: 25-May-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.