Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15355
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Interdiscursividade em um Projeto Político-Pedagógico |
Autor(es): | Silva, Carmem Lúcia da |
Primeiro orientador: | Santos, João Bôsco Cabral dos |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maria de Fátima Fonseca Guilherme de |
Segundo membro da banca: | Stafuzza, Grênissa Bonvino |
Resumo: | Com base em pressupostos teóricos da Análise do Discurso francesa, podemos ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico de um Curso de Letras (PPP) é elaborado a partir de diálogos tensivos estabelecidos por sujeitos inscritos em grupos e em classes sociais constituídos por meio de interações verbais, em contextos históricos. Como esses sujeitos são constituídos pela exterioridade interdiscursiva, que é materializada em seus dizeres, o PPP é uma discursividade constituída por essa exterioridade, por uma variedade de discursos, ou seja, pelo interdiscurso (já-dito). Como esta pesquisa é de natureza qualitativa, analítico-descritiva e interpretativista, buscamos descrever, interpretar e analisar esses discursos outros que atravessam o PPP, o que nos propiciou fazer um levantamento de algumas manifestações interdiscursivas que fazem parte da constituição desse projeto pedagógico. Discutimos sobre as concepções que subjazem o PPP, no que tange à função da universidade e do Curso de Letras, com o objetivo de mostrar qual o tratamento dado ao conhecimento e qual a formação acadêmico-profissional e política oferecida aos graduandos. Problematizamos sobre a hipótese de que, nesta proposta pedagógica, nota-se uma interpretação deslocada de algumas leis e diretrizes direcionadas aos cursos de formação de professores. E buscamos responder às questões de pesquisa: Quais os discursos que fazem parte da constituição do PPP? Qual a função dos discentes na sociedade, expressa na proposta pedagógica? Qual a concepção, expressa no PPP, no que concerne ao papel da universidade e do conhecimento para a formação de profissionais da linguagem? Construímos, pois, uma reflexão a respeito de questões concernentes ao Curso de Letras, com um enfoque direcionado à formação de professores. |
Abstract: | Taking as theoretical basis, French Discourse Analysis, it will be emphasized that the pedagogic political project (PPP) from a Letters Undergraduation has been elaborated from tensive dialogues established among subjects inscribed in groups and social classes. They have been constituted through verbal interactions, in historic contexts. As such subjects are constructed by an interdiscursive exteriority, materialized in speeches, the PPP is a discursivity constituted by such exteriority, this variety of discourses, that is to say, by interdiscourse (already-said). As this research is a qualitative, analytic and interpretative one, it is searched to describe, interpret and analyze such other discourses which cross PPP, what provides a survey of some interdiscursive manifestations which compose this PPP. It is discussed concepts which underlie PPP, concerning the function of university, and Letters Undergradutation, aiming at showing which treatment is given to knowledge and which is professional academic formation and politics for students. It was put for reflection the hypothesis that in such PPP, there is an interpretation which dislocates some law meanings for teacher formation courses. It was searched to answer research questions: which discourses constitute such PPP? What are students functions in society, from the view of this PPP? What is the conception, expressed in PPP, concerning the role of university and knowledge forming language professionals? This research reflects on Letters Undergraduation, concerning teachers formation. |
Palavras-chave: | Interdiscurso Discurso Sentido Deslocamento de sentido Formação acadêmico-profissional e política Interdiscourse Discourse Sense Sense dislocation Academic, Professional and politic formation Análise do discurso Planejamento educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SILVA, Carmem Lúcia da. Interdiscursividade em um Projeto Político-Pedagógico. 2009. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15355 |
Data de defesa: | 6-Jul-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dis.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.