Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Carmem Lúcia da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.available2009-09-02
dc.date.available2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.issued2009-07-06
dc.identifier.citationSILVA, Carmem Lúcia da. Interdiscursividade em um Projeto Político-Pedagógico. 2009. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15355-
dc.description.abstractTaking as theoretical basis, French Discourse Analysis, it will be emphasized that the pedagogic political project (PPP) from a Letters Undergraduation has been elaborated from tensive dialogues established among subjects inscribed in groups and social classes. They have been constituted through verbal interactions, in historic contexts. As such subjects are constructed by an interdiscursive exteriority, materialized in speeches, the PPP is a discursivity constituted by such exteriority, this variety of discourses, that is to say, by interdiscourse (already-said). As this research is a qualitative, analytic and interpretative one, it is searched to describe, interpret and analyze such other discourses which cross PPP, what provides a survey of some interdiscursive manifestations which compose this PPP. It is discussed concepts which underlie PPP, concerning the function of university, and Letters Undergradutation, aiming at showing which treatment is given to knowledge and which is professional academic formation and politics for students. It was put for reflection the hypothesis that in such PPP, there is an interpretation which dislocates some law meanings for teacher formation courses. It was searched to answer research questions: which discourses constitute such PPP? What are students functions in society, from the view of this PPP? What is the conception, expressed in PPP, concerning the role of university and knowledge forming language professionals? This research reflects on Letters Undergraduation, concerning teachers formation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdiscursopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectDeslocamento de sentidopor
dc.subjectFormação acadêmico-profissional e políticapor
dc.subjectInterdiscourseeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectSenseeng
dc.subjectSense dislocationeng
dc.subjectAcademic, Professional and politic formationeng
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPlanejamento educacionalpor
dc.titleInterdiscursividade em um Projeto Político-Pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, João Bôsco Cabral dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9por
dc.contributor.referee1Castro, Maria de Fátima Fonseca Guilherme de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767501H2por
dc.contributor.referee2Stafuzza, Grênissa Bonvino
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778348E7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702173H2por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoCom base em pressupostos teóricos da Análise do Discurso francesa, podemos ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico de um Curso de Letras (PPP) é elaborado a partir de diálogos tensivos estabelecidos por sujeitos inscritos em grupos e em classes sociais constituídos por meio de interações verbais, em contextos históricos. Como esses sujeitos são constituídos pela exterioridade interdiscursiva, que é materializada em seus dizeres, o PPP é uma discursividade constituída por essa exterioridade, por uma variedade de discursos, ou seja, pelo interdiscurso (já-dito). Como esta pesquisa é de natureza qualitativa, analítico-descritiva e interpretativista, buscamos descrever, interpretar e analisar esses discursos outros que atravessam o PPP, o que nos propiciou fazer um levantamento de algumas manifestações interdiscursivas que fazem parte da constituição desse projeto pedagógico. Discutimos sobre as concepções que subjazem o PPP, no que tange à função da universidade e do Curso de Letras, com o objetivo de mostrar qual o tratamento dado ao conhecimento e qual a formação acadêmico-profissional e política oferecida aos graduandos. Problematizamos sobre a hipótese de que, nesta proposta pedagógica, nota-se uma interpretação deslocada de algumas leis e diretrizes direcionadas aos cursos de formação de professores. E buscamos responder às questões de pesquisa: Quais os discursos que fazem parte da constituição do PPP? Qual a função dos discentes na sociedade, expressa na proposta pedagógica? Qual a concepção, expressa no PPP, no que concerne ao papel da universidade e do conhecimento para a formação de profissionais da linguagem? Construímos, pois, uma reflexão a respeito de questões concernentes ao Curso de Letras, com um enfoque direcionado à formação de professores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765427-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.