Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro |
Autor(es): | Gonçalves, Júnia Alba |
Primeiro orientador: | Jesus, Osvaldo Freitas de |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Alice Cunha de |
Segundo membro da banca: | Maimone, Eulália Henriques |
Resumo: | Este estudo procurou focar a recepção acadêmica que a teoria psicogenética do desenvolvimento e da aprendizagem do sistema de escrita teve entre os professores nas escolas da rede municipal de Uberlândia. Emília Ferreiro, assim como Jean Piaget e Lev Vigotski serviram de base de referência teórica nesse trabalho. O método de pesquisa foi quantitativo/interpretativista e os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário e entrevistas orais. A análise dos dados mostra que o conhecimento lingüístico é vital na tarefa de ensinar o sistema escrito e que o professor tem um conceito equivocado da teoria psicogenética de Ferreiro. |
Abstract: | This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory. |
Palavras-chave: | Lingüística aplicada Escrita Ferreiro, Emília Ensino Aprendizagem Psicogênese da escrita Ensino aprendizagem Conhecimento lingüístico Psychogenesis of the writing Teaching- Learning Linguistic knowledge |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336 |
Data de defesa: | 29-Out-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Junia.pdf | 219.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.