Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Júnia Alba | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:17Z | - |
dc.date.available | 2009-01-23 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-10-29 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Júnia Alba. Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15336 | - |
dc.description.abstract | This study tried to focus upon the academic reception which the psychogenetic theory of learning the written symbolic system had among the teachers in the schools of the fundamental level in Uberlândia. Emília Ferreiro directly, Jean Piaget and Lev Vigotski indirectly were brought into the scene as well. The research approach was qualitative and the instruments used in the research were the following: a questionnaire and an oral interview. The analysis of data shows that linguistic knowledge is vital in the task of teaching the written system and that the teachers usually have a misconception of Ferreiro's psychogenetic theory. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lingüística aplicada | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Ferreiro, Emília | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Psicogênese da escrita | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem | por |
dc.subject | Conhecimento lingüístico | por |
dc.subject | Psychogenesis of the writing | eng |
dc.subject | Teaching- Learning | eng |
dc.subject | Linguistic knowledge | eng |
dc.title | Equívoco na recepção acadêmica da teoria de Emília Ferreiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Jesus, Osvaldo Freitas de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Alice Cunha de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7 | por |
dc.contributor.referee2 | Maimone, Eulália Henriques | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755231A1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Lingüística | por |
dc.description.resumo | Este estudo procurou focar a recepção acadêmica que a teoria psicogenética do desenvolvimento e da aprendizagem do sistema de escrita teve entre os professores nas escolas da rede municipal de Uberlândia. Emília Ferreiro, assim como Jean Piaget e Lev Vigotski serviram de base de referência teórica nesse trabalho. O método de pesquisa foi quantitativo/interpretativista e os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário e entrevistas orais. A análise dos dados mostra que o conhecimento lingüístico é vital na tarefa de ensinar o sistema escrito e que o professor tem um conceito equivocado da teoria psicogenética de Ferreiro. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765412 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.