Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15299
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Por uma análise do discurso literário: funcionamento da autoria em Oscar Wilde e construção de imagem de autor
Autor: Rodrigues, Kelen Cristina
Primer orientador: Mussalim, Fernanda
Primer miembro de la banca: Baronas, Roberto Leiser
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Cleudemar Alves
Tercer miembro de la banca: Silveira, Eliane Mara
Cuarto miembro de la banca: Salgado, Luciana Salazar
Resumen: À luz de pressupostos teóricos da Análise do Discurso Literário proposta por Dominique Maingueneau (2006), esta pesquisa debruça-se sobre duas questões: a primeira delas, o funcionamento da autoria; a segunda, a construção de imagem de autor. Essas duas questões são consideradas, ao longo do trabalho, de maneira imbricada. Buscaremos analisar, por meio da abordagem do manuscrito De Profundis de Oscar Wilde, o modo como se dá o funcionamento da autoria, considerando as instâncias da pessoa, do escritor e do inscritor postuladas por Maingueneau (2006). Feito isso, buscaremos demonstrar que os prefaciadores e os críticos ingleses e franceses, que se debruçaram sobre a obra de Wilde, mobilizaram essas instâncias da autoria em intensidade e formas diferentes, para construir imagens de autor para Oscar Wilde. Em relação à constituição do corpus de análise, optamos por textos (prefácios, apresentações, críticas) produzidos nos contextos inglês e francês, pela proximidade e relação que o autor mantinha com os campos literários desses dois países. As análises demonstraram que, nos diferentes processos de construção de imagem(ns) de autor para Oscar Wilde, a instância da pessoa é recorrentemente mobilizada, ora para fazer ressalvas à biografia do autor, ora para tecer elogios a ele, ora para efetivamente separá-la das duas outras instâncias (o escritor, o inscritor) definidoras de sua identidade criadora. Abordando essas questões principais e discutindo outras a elas relacionadas , este trabalho busca sustentar, fundamentalmente, duas teses, a saber: i) que a imagem de autor está intimamente ligada à ênfase ou predominância que os gestores da obra de um autor dão a uma ou outra(s) instância(s) da autoria (pessoa, escritor, inscritor); ii) que o autor é autor de seus textos, mas não é o único gestor de sua obra. Para além disso, entretanto, o que se apresenta no horizonte epistemológico desta pesquisa é a reafirmação da pertinência e da produtividade de uma análise do discurso literário.
Abstract: Guided by the theoretical assumptions of Discourse Analysis proposed by Dominique Maingueneau (2006), this research focuses over two issues: firstly, the functioning of the authorship, and the second one, the construction of author s image. Those issues are take in account in a imbricate manner. We seek to analyze, by the approach of the manuscript De Profundis of Oscar Wilde, how works the functioning of the authorship considering the instances of person, writer and inscritor as postulated by Maingueneau. That done, we try to show that the preface-writers and critics, both English and French ones, who have studied the Wildes work, mobilized these instances of authorship in intensity and different ways to construct images to Oscar Wilde. Concerning to the constitution of the corpus analysis, we chose texts (prefaces, introductions, critics) produced in English and French contexts, because of the proximity and relationship the author had with the literary fields of these two countries. The analyzes showed that, in the different processes of construct images of author to Oscar Wilde, the instance of the person is recurrently mobilized, sometimes to make exceptions to the author\'s biography, sometimes weaving praise of him, and sometimes to effectively separate her to the other two instances (writer, inscritor) considering them as defining of their creative identity. Addressing these key issues and discussing others related to them - this research seeks to sustain fundamentally two theses, namely: i) that the image of the author is intimately linked to the emphasis or predominance that managers of an author\'s work gives to one or other (s) instance (s) of the authorship (person, writer, inscritor), ii) that the author is author of his texts, but he is not the only manager of his work. Beyond that, however, which is presented in the epistemological horizon of this research is the reaffirmation of the relevance and productivity of analysis of literary discourse.
Palabras clave: Análise do discurso literário
Funcionamento da autoria
Imagem de autor
Oscar Wild
Literary discourse analysis
Functioning of authorship
Author s image
Wilde, Oscar, 1854-1900 Crítica e interpretação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: RODRIGUES, Kelen Cristina. Por uma análise do discurso literário: funcionamento da autoria em Oscar Wilde e construção de imagem de autor. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.26
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.26
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15299
Fecha de defensa: 26-feb-2014
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Linguísticos

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