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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14991
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Investigação aeroacústica de jatos subsônicos submetidos a escoamento cruzado |
Título(s) alternativo(s): | Aeroacoustic Characterization of Subsonic Jets in Crossflow |
Autor(es): | Souza, Pedro Ricardo Corrêa |
Primeiro orientador: | Silveira Neto, Aristeu da |
Primeiro coorientador: | Almeida, Odenir de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Francisco José de |
Segundo membro da banca: | Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth |
Resumo: | O presente trabalho refere-se ao estudo da caracterização do campo acústico de jatos subsônicos submetidos a escoamento cruzado (JSEC). Este fenômeno que resulta de um jato de fluido descarregado perpendicularmente a um meio em movimento, possui uma dinâmica muito complexa, mas bem estabelecida, e um campo acústico ainda inexplorado. Para a completa caracterização deste fenômeno, utiliza-se uma metodologia híbrida de baixo custo computacional, que associa pacotes comerciais e códigos abertos. A parte fluidodinâmica é solucionada pelo código computacional comercial CFD++ da empresa Metacomp Inc. por meio das Equações Médias de Reynolds (RANS), e os cálculos de ruído são realizados em código aberto utilizando o método de Lighthill Ray-Tracing (LRT). Uma extensa etapa de validações é realizada para comprovar a capacidade e evidenciar as limitações dos métodos utilizados na previsão do comportamento do jato. Este trabalho contribui para o avanço das pesquisas na área de ruído de JSEC, tendo identificado a existência de uma região de silêncio nesses jatos. |
Abstract: | The present work refers to the characterization of the sound field generated by subsonic jets in crossflow (JICF). This phenomenon that results from a jet of fluid discharged perpendicularly to a moving medium has a very complex, but well established, fluid dynamics and a sound field yet unexplored. For the complete characterization of this phenomenon, a hybrid methodology of low computational cost that uses a combination of commercial and open source packages is used. The fluid dynamics part is solved by the commercial code CFD ++ by Metacomp Inc. through Reynolds Average Navier-Stokes Equations (RANS), and the noise calculations are performed on an open source code using the Lighthill Ray-Tracing method (LRT). An extensive validation step is performed to demonstrate the ability and highlight the limitations of the methods used for predicting the jet s behavior. This work brings a large contribution to the development of JICF noise research by showing the existence of a region of relative silence in these jets. |
Palavras-chave: | Aeroacústica RANS Jatos submetidos a escoamento cruzado Aeroacoustics Jet in crossflow Escoamento instável (Dinâmica dos fluidos) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Referência: | SOUZA, Pedro Ricardo Corrêa. Aeroacoustic Characterization of Subsonic Jets in Crossflow. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.431 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.431 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14991 |
Data de defesa: | 27-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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InvestigacaoAeroacusticaJatos_parte 1.pdf | 10.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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