Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
Título(s) alternativo(s): A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems
Autor(es): Silva, Alexandre Carvalho
Primeiro orientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro coorientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primeiro membro da banca: Yamanaka, Keiji
Segundo membro da banca: Tori, Romero
Terceiro membro da banca: Prado, Paulo Roberto Moreira do
Resumo: Um dos aspectos fundamentais dos ambientes de Realidade Virtual é a Imersão, característica responsável pela sensação ou sentimento de presença do usuário nos mesmos. Por vezes, em tais ambientes, widgets (elementos de interface) comuns a interfaces bidimensionais são utilizadas para prover mecanismos de interação. Entretanto, devido à peculiar diferença de natureza inerentes aos paradigmas bidimensionais e tridimensionais, tais rotinas podem provocar redução da sensação de Imersão ao usuário. Neste contexto, este trabalho propõe uma estratégia de construção de camadas com uso de objetos de interface para a supervisão, visualização e controle, associadas a Sistemas de Realidade Virtual, visando prover maior sensação de Imersão durante a equivalente utilização. Como prova de conceito, tais estratégias foram integradas a sistema de Realidade Virtual para monitoramento e controle, em tempo real, de subestação de Energia Elétrica de uma concessionária (Cemig) que suporta as estratégias elaboradas.
Abstract: A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies.
Palavras-chave: Imersão
Interfaces de controle
Realidade virtual
Immersion
Control Interfaces
Virtual reality
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563
Data de defesa: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaCamadasObjetos.pdf3.96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.