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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
| Título (s) alternativo (s): | A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems |
| Autor: | Silva, Alexandre Carvalho |
| Primer orientador: | Cardoso, Alexandre |
| Primer coorientador: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
| Primer miembro de la banca: | Yamanaka, Keiji |
| Segundo miembro de la banca: | Tori, Romero |
| Tercer miembro de la banca: | Prado, Paulo Roberto Moreira do |
| Resumen: | Um dos aspectos fundamentais dos ambientes de Realidade Virtual é a Imersão, característica responsável pela sensação ou sentimento de presença do usuário nos mesmos. Por vezes, em tais ambientes, widgets (elementos de interface) comuns a interfaces bidimensionais são utilizadas para prover mecanismos de interação. Entretanto, devido à peculiar diferença de natureza inerentes aos paradigmas bidimensionais e tridimensionais, tais rotinas podem provocar redução da sensação de Imersão ao usuário. Neste contexto, este trabalho propõe uma estratégia de construção de camadas com uso de objetos de interface para a supervisão, visualização e controle, associadas a Sistemas de Realidade Virtual, visando prover maior sensação de Imersão durante a equivalente utilização. Como prova de conceito, tais estratégias foram integradas a sistema de Realidade Virtual para monitoramento e controle, em tempo real, de subestação de Energia Elétrica de uma concessionária (Cemig) que suporta as estratégias elaboradas. |
| Abstract: | A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies. |
| Palabras clave: | Imersão Interfaces de controle Realidade virtual Immersion Control Interfaces Virtual reality |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla de la institución: | UFU |
| Departamento: | Engenharias |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
| Cita: | SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563 |
| Fecha de defensa: | 21-feb-2014 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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