Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Alexandre Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:38:58Z | - |
| dc.date.available | 2014-05-14 | - |
| dc.date.available | 2016-06-22T18:38:58Z | - |
| dc.date.issued | 2014-02-21 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563 | - |
| dc.description.abstract | A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies. | eng |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Imersão | por |
| dc.subject | Interfaces de controle | por |
| dc.subject | Realidade virtual | por |
| dc.subject | Immersion | eng |
| dc.subject | Control Interfaces | eng |
| dc.subject | Virtual reality | eng |
| dc.title | Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual | por |
| dc.title.alternative | A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lamounier Júnior, Edgard Afonso | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Alexandre | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 | por |
| dc.contributor.referee1 | Yamanaka, Keiji | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 | por |
| dc.contributor.referee2 | Tori, Romero | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787894T6 | por |
| dc.contributor.referee3 | Prado, Paulo Roberto Moreira do | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473741E2 | por |
| dc.description.degreename | Mestre em Ciências | por |
| dc.description.resumo | Um dos aspectos fundamentais dos ambientes de Realidade Virtual é a Imersão, característica responsável pela sensação ou sentimento de presença do usuário nos mesmos. Por vezes, em tais ambientes, widgets (elementos de interface) comuns a interfaces bidimensionais são utilizadas para prover mecanismos de interação. Entretanto, devido à peculiar diferença de natureza inerentes aos paradigmas bidimensionais e tridimensionais, tais rotinas podem provocar redução da sensação de Imersão ao usuário. Neste contexto, este trabalho propõe uma estratégia de construção de camadas com uso de objetos de interface para a supervisão, visualização e controle, associadas a Sistemas de Realidade Virtual, visando prover maior sensação de Imersão durante a equivalente utilização. Como prova de conceito, tais estratégias foram integradas a sistema de Realidade Virtual para monitoramento e controle, em tempo real, de subestação de Energia Elétrica de uma concessionária (Cemig) que suporta as estratégias elaboradas. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
| dc.publisher.department | Engenharias | por |
| dc.publisher.initials | UFU | por |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 | por |
| dc.orcid.putcode | 81754560 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7 | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PropostaCamadasObjetos.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
